O FENÔMENO EDUCATIVO SE REVESTE DE UMA COMPLEXIDADE HISTÓRICA E SOCIAL. LOGO, O SEU TRATAMENTO NO CAMPO TEÓRICO DESCARTA QUALQUER ABORDAGEM QUE SE PRETENDA TOTALIZANTE. DAÍ QUE PARA UMA MELHOR CONTEXTUALIZAÇÃO, OPTAMOS NESTE TRABALHO POR INVESTIGAR NO PENSAMENTO DE PAULO FREIRE SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O CAMPO DA EPISTEMOLOGIA DOCENTE A PARTIR DA RELAÇÃO ENTRE A EPISTEMOLOGIA E A PEDAGOGIA. APRESENTAMOS COMO OBJETIVO GERAL INDAGAR QUAL A TEORIA DO CONHECIMENTO PRESSUPOSTA NO PENSAMENTO FREIREANO. COMO OBJETIVOS ESPECÍFICOS TEMOS: DISCUTIR A RELAÇÃO ENTRE EPISTEMOLOGIA E PEDAGOGIA; DEBATER A PROPOSTA FREIREANA DE UMA EDUCAÇÃO PROBLEMATIZADORA BASEADA NO DIÁLOGO E APONTAR OS FUNDAMENTOS PARA UMA PRÁTICA DOCENTE EPISTEMOLOGICAMENTE CRÍTICA A PARTIR DA PEDAGOGIA FREIREANA. TRATA-SE DE UMA PESQUISA DE NATUREZA TEÓRICA SOBRE AS PRINCIPAIS OBRAS DO PEDAGOGO BRASILEIRO, ASSUMINDO A CONFIGURAÇÃO DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA. ESTE TRABALHO EVIDENCIOU QUE O PROCESSO DE CONHECER, NA PERSPECTIVA FREIREANA, É UM PROCESSO PERMANENTE DE BUSCA CURIOSA E QUE NECESSARIAMENTE NÃO SE DÁ PELA TRANSMISSÃO – EDUCAÇÃO BANCÁRIA –, MAS SOBRETUDO PELA AÇÃO DO SUJEITO. O ATO PEDAGÓGICO DEVE SER ESTABELECIDO A PARTIR DE UMA RELAÇÃO DIALÓGICA ENTRE EDUCADOR E EDUCANDO NUMA BUSCA DE PROBLEMATIZAR O MUNDO, COMO PROCESSO DE DESVELAMENTO DA REALIDADE. O CONHECIMENTO, NESSE SENTIDO, É TOMADO COMO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO E PRODUÇÃO.