DURANTE TODA A IDADE MODERNA, ENFATIZADO PELO ILUMINISMO, EXISTIU NA ÁREA DA EDUCAÇÃO UM MOVIMENTO, NO QUAL, SEU OBJETIVO CENTRAVA-SE EM ENCONTRAR UM CONCEITO CAPAZ DE UNIVERSALIZAR O HOMEM, ISTO É, UMA IDEALIZAÇÃO DA HUMANIDADE E COM ISSO DIRIGIR A SOCIEDADE A ESSE PADRÃO. “JUSTIFICANDO”, ASSIM, IMPOSIÇÕES CULTURAIS EM QUE A ESCOLA SE CONSTITUÍA NUMA FERRAMENTA PARA A PERPETUAÇÃO DESSA HIERARQUIA SOCIAL, ETERNIZANDO ESSE MODELO QUE REJEITA TODAS AS DESIGUALDADES, TRATANDO-AS COMO SELVAGERIAS. DESSA MANEIRA, ESSE ARTIGO BUSCA, A PARTIR DE INVESTIGAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS, ENFATIZAR A VIRADA EDUCACIONAL PÓS-MODERNA, ONDE, HÁ O ENTENDIMENTO QUE CULTURA E EDUCAÇÃO ESTÃO INTERLIGADAS E PROPOR QUE ESTA DEVE, AO INVÉS DE BUSCAR UNIVERSALIZAR O GÊNERO HUMANO, RECONHECER A DIVERSIDADE COMO A PRÓPRIA ESSÊNCIA DO SER, INCENTIVANDO ASSIM, O RESPEITO, A DIFERENÇA, PRESERVAÇÃO E PROMOÇÃO DO CONVÍVIO ENTRE ELAS.