Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

LINGUAGEM, LETRAMENTO E RACIOCÍNIO MATEMÁTICO: BREVES APONTAMENTOS

Palavra-chaves: LINGUAGEM, LETRAMENTO MATEMÁTICO, ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, , Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 82474
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 1185
    "inscrito_id" => 4559
    "titulo" => """
      LINGUAGEM, LETRAMENTO E RACIOCÍNIO MATEMÁTICO:\r\n
      BREVES APONTAMENTOS
      """
    "resumo" => """
      ESTE TRABALHO É PROVENIENTE DE DISCUSSÕES FEITAS NA DISCIPLINA DE “ABORDAGENS TEÓRICO -\r\n
      METODOLÓGICAS DO ENSINO DE MATEMÁTICA ESCOLAR”, DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA,\r\n
      DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ. TRATA-SE DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA DE ABORDAGEM QUALITATIVA\r\n
      E BUSCA MOSTRAR A IMPORTÂNCIA DA LINGUAGEM E DO LETRAMENTO MATEMÁTICO NAS SÉRIES INICIAIS DO\r\n
      ENSINO FUNDAMENTAL, COM O OBJETIVO DE DESPERTAR O INTERESSE DO ALUNO NA APLICAÇÃO DOS CONCEITOS\r\n
      MATEMÁTICOS, SUA UTILIZAÇÃO DENTRO DA SALA DE AULA E NO COTIDIANO DO ESTUDANTE FORA DA ESCOLA. PARA\r\n
      FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA, NOS BASEAMOS EM AUTORES COMO ABBAGNANO(2007), CANAVARRO E\r\n
      PINTO(2012), BOALER E WILLIAMS(2018), NA BNCC (2017) E PCN (1997). DESTA FORMA, O TRABALHO\r\n
      FOI ESCRITO PENSANDO NOS MODOS DE APLICAÇÃO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA, COM ÊNFASE NO\r\n
      DESPERTAR DO INTERESSE DO ALUNO EM APRENDER E UTILIZAR OS CONCEITOS MATEMÁTICOS DE FORMA\r\n
      AGRADÁVEL, DEIXANDO DE LADO O CARÁTER ENFADONHO DA MATEMÁTICA, QUE CRIA UM BLOQUEIO NA\r\n
      APRENDIZAGEM DESTA DISCIPLINA. E ASSIM, CONTRIBUIR PARA UM APRENDIZADO MAIS COMPLETO, QUE BUSCA\r\n
      O DESPERTAR DO SUJEITO CRÍTICO E INCENTIVA O AVANÇO DAS POTENCIALIDADES DO ALUNO.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "LINGUAGEM, LETRAMENTO MATEMÁTICO, ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV151_MD1_SA113_ID1874_22042021202656.pdf"
    "created_at" => "2022-01-17 16:16:02"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AMANDA DA SILVA BARATA"
    "autor_nome_curto" => "MANDY SILVA"
    "autor_email" => "mandys13academico@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 82474
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 1185
    "inscrito_id" => 4559
    "titulo" => """
      LINGUAGEM, LETRAMENTO E RACIOCÍNIO MATEMÁTICO:\r\n
      BREVES APONTAMENTOS
      """
    "resumo" => """
      ESTE TRABALHO É PROVENIENTE DE DISCUSSÕES FEITAS NA DISCIPLINA DE “ABORDAGENS TEÓRICO -\r\n
      METODOLÓGICAS DO ENSINO DE MATEMÁTICA ESCOLAR”, DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA,\r\n
      DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ. TRATA-SE DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA DE ABORDAGEM QUALITATIVA\r\n
      E BUSCA MOSTRAR A IMPORTÂNCIA DA LINGUAGEM E DO LETRAMENTO MATEMÁTICO NAS SÉRIES INICIAIS DO\r\n
      ENSINO FUNDAMENTAL, COM O OBJETIVO DE DESPERTAR O INTERESSE DO ALUNO NA APLICAÇÃO DOS CONCEITOS\r\n
      MATEMÁTICOS, SUA UTILIZAÇÃO DENTRO DA SALA DE AULA E NO COTIDIANO DO ESTUDANTE FORA DA ESCOLA. PARA\r\n
      FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA, NOS BASEAMOS EM AUTORES COMO ABBAGNANO(2007), CANAVARRO E\r\n
      PINTO(2012), BOALER E WILLIAMS(2018), NA BNCC (2017) E PCN (1997). DESTA FORMA, O TRABALHO\r\n
      FOI ESCRITO PENSANDO NOS MODOS DE APLICAÇÃO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA, COM ÊNFASE NO\r\n
      DESPERTAR DO INTERESSE DO ALUNO EM APRENDER E UTILIZAR OS CONCEITOS MATEMÁTICOS DE FORMA\r\n
      AGRADÁVEL, DEIXANDO DE LADO O CARÁTER ENFADONHO DA MATEMÁTICA, QUE CRIA UM BLOQUEIO NA\r\n
      APRENDIZAGEM DESTA DISCIPLINA. E ASSIM, CONTRIBUIR PARA UM APRENDIZADO MAIS COMPLETO, QUE BUSCA\r\n
      O DESPERTAR DO SUJEITO CRÍTICO E INCENTIVA O AVANÇO DAS POTENCIALIDADES DO ALUNO.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "LINGUAGEM, LETRAMENTO MATEMÁTICO, ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV151_MD1_SA113_ID1874_22042021202656.pdf"
    "created_at" => "2022-01-17 16:16:02"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "AMANDA DA SILVA BARATA"
    "autor_nome_curto" => "MANDY SILVA"
    "autor_email" => "mandys13academico@gmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

ESTE TRABALHO É PROVENIENTE DE DISCUSSÕES FEITAS NA DISCIPLINA DE “ABORDAGENS TEÓRICO - METODOLÓGICAS DO ENSINO DE MATEMÁTICA ESCOLAR”, DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA, DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ. TRATA-SE DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA DE ABORDAGEM QUALITATIVA E BUSCA MOSTRAR A IMPORTÂNCIA DA LINGUAGEM E DO LETRAMENTO MATEMÁTICO NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, COM O OBJETIVO DE DESPERTAR O INTERESSE DO ALUNO NA APLICAÇÃO DOS CONCEITOS MATEMÁTICOS, SUA UTILIZAÇÃO DENTRO DA SALA DE AULA E NO COTIDIANO DO ESTUDANTE FORA DA ESCOLA. PARA FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA, NOS BASEAMOS EM AUTORES COMO ABBAGNANO(2007), CANAVARRO E PINTO(2012), BOALER E WILLIAMS(2018), NA BNCC (2017) E PCN (1997). DESTA FORMA, O TRABALHO FOI ESCRITO PENSANDO NOS MODOS DE APLICAÇÃO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA, COM ÊNFASE NO DESPERTAR DO INTERESSE DO ALUNO EM APRENDER E UTILIZAR OS CONCEITOS MATEMÁTICOS DE FORMA AGRADÁVEL, DEIXANDO DE LADO O CARÁTER ENFADONHO DA MATEMÁTICA, QUE CRIA UM BLOQUEIO NA APRENDIZAGEM DESTA DISCIPLINA. E ASSIM, CONTRIBUIR PARA UM APRENDIZADO MAIS COMPLETO, QUE BUSCA O DESPERTAR DO SUJEITO CRÍTICO E INCENTIVA O AVANÇO DAS POTENCIALIDADES DO ALUNO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.