ESTE TRABALHO É PROVENIENTE DE DISCUSSÕES FEITAS NA DISCIPLINA DE “ABORDAGENS TEÓRICO -
METODOLÓGICAS DO ENSINO DE MATEMÁTICA ESCOLAR”, DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA,
DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ. TRATA-SE DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA DE ABORDAGEM QUALITATIVA
E BUSCA MOSTRAR A IMPORTÂNCIA DA LINGUAGEM E DO LETRAMENTO MATEMÁTICO NAS SÉRIES INICIAIS DO
ENSINO FUNDAMENTAL, COM O OBJETIVO DE DESPERTAR O INTERESSE DO ALUNO NA APLICAÇÃO DOS CONCEITOS
MATEMÁTICOS, SUA UTILIZAÇÃO DENTRO DA SALA DE AULA E NO COTIDIANO DO ESTUDANTE FORA DA ESCOLA. PARA
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA, NOS BASEAMOS EM AUTORES COMO ABBAGNANO(2007), CANAVARRO E
PINTO(2012), BOALER E WILLIAMS(2018), NA BNCC (2017) E PCN (1997). DESTA FORMA, O TRABALHO
FOI ESCRITO PENSANDO NOS MODOS DE APLICAÇÃO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA, COM ÊNFASE NO
DESPERTAR DO INTERESSE DO ALUNO EM APRENDER E UTILIZAR OS CONCEITOS MATEMÁTICOS DE FORMA
AGRADÁVEL, DEIXANDO DE LADO O CARÁTER ENFADONHO DA MATEMÁTICA, QUE CRIA UM BLOQUEIO NA
APRENDIZAGEM DESTA DISCIPLINA. E ASSIM, CONTRIBUIR PARA UM APRENDIZADO MAIS COMPLETO, QUE BUSCA
O DESPERTAR DO SUJEITO CRÍTICO E INCENTIVA O AVANÇO DAS POTENCIALIDADES DO ALUNO.