UM DOS GRANDES DESAFIOS ENCONTRADOS NA ATUAL CONJUNTURA NO ÂMBITO EDUCACIONAL PERMEIA A INSERÇÃO DO EDUCADOR NA UTILIZAÇÃO DAS METODOLOGIAS ATIVAS, DESTA FORMA ESSE ARTIGO IRÁ ABORDAR PERCEPÇÕES DE EDUCADORES SOCIAIS QUANTO A GAMIFICAÇÃO DE ATIVIDADES PEDAGÓGICAS DE REFORÇO ESCOLAR. DESTA FORMA, A PESQUISA PARTE DA SEGUINTE PROBLEMÁTICA: COMO OS PRINCÍPIOS E ELEMENTOS DA GAMIFICAÇÃO PODEM CONTRIBUIR PARA FORMAÇÃO DOCENTE DOS EDUCADORES SOCIAIS QUE ATUAM NO REFORÇO ESCOLAR EM UMA ORGANIZAÇÃO NÃO GOVERNAMENTAL. PENSANDO EM SOLUCIONAR TAIS PROBLEMAS, FOI DEFINIDO COMO OBJETIVO GERAL: DESENVOLVER FORMAÇÕES PEDAGÓGICAS PARA OS DOCENTES, UTILIZANDO MECÂNICAS, ESTRATÉGIAS E COMPONENTES DA GAMIFICAÇÃO, NAS OFICINAS DE REFORÇO ESCOLAR EM LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA. POR SUA VEZ, DETALHAMOS TAMBÉM OS SEGUINTES OBJETIVOS ESPECÍFICOS: QUAL PAPEL DA FORMAÇÃO DE DOCENTES PARA INSERÇÃO DOS ALUNOS NAS TECNOLÓGICAS DIGITAIS DA COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO; DEMONSTRAR A GAMIFICAÇÃO COMO MECANISMO NO PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM; ANALISAR AS CONTRIBUIÇÕES DA GAMIFICAÇÃO PARA OS ALUNOS COM DÉFICIT NA ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTOS E MATEMÁTICA. NO CAMINHO METODOLÓGICO, FORAM REALIZADAS DUAS PESQUISAS QUALITATIVAS DE CUNHO EXPLORATÓRIO, COM 9 DOCENTES DA INSTITUIÇÃO. OS DADOS FORAM COLETADOS ATRAVÉS DE FORMULÁRIO GOOGLE, BEM COMO, COM MATERIAIS ÁUDIO VISUAIS COLETADOS DURANTE O PROCESSO FORMATIVO. DIANTE DOS RESULTADOS OBTIDOS, OS DADOS UTILIZADOS COMO BASE PARA FORMAÇÃO DOCENTE, MOSTRAM-SE EFICIENTES, VISTO O ENVOLVIMENTO E ENGAJAMENTO DOS PARTICIPANTES, QUE ELABORARAM UM PLANO DE CURSO PARA AS ATIVIDADES DE GAMIFICAÇÃO NO PROCESSO DE REFORÇO ESCOLAR COM OS ALUNOS.