COM A PANDEMIA COVID 19 AS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO POR TODO O PAÍS TIVERAM QUE SE ADAPTAR, NESTE CONTEXTO AS AULAS PRESENCIAIS FORAM SUBSTITUÍDAS PELO ENSINO REMOTO, O QUAL É MEDIADO POR MEIO DE FERRAMENTAS DIGITAIS E DE TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TICS). PORÉM, TAL SITUAÇÃO FOI CONSIDERADA UMA REALIDADE DESCONHECIDA E DISTANTE DE MUITOS PROFESSORES, OS QUAIS SE VIRAM DIANTE DE UM ENORME DESAFIO. DESSE MODO, A PRESENTE PESQUISA BUSCA COMPREENDER AS LIMITAÇÕES E OS DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS PROFESSORES DA REDE PÚBLICA E PRIVADA NO INÍCIO DA PANDEMIA DA COVID-19. A PESQUISA TRATA-SE DE UMA INVESTIGAÇÃO EXPLORATÓRIA E DESCRITIVA, CONDUZIDA PELA ESTRATÉGIA WEBSURVEY. ONDE FOI UTILIZADO UM QUESTIONÁRIO ONLINE E ANÔNIMO ELABORADO POR MEIO DO GOOGLE FORMS, QUESTIONÁRIO ESTRUTURADO E COMPOSTO POR PERGUNTAS FECHADAS E ABERTAS, SENDO ENVIADOS AOS PROFESSORES DO MUNICÍPIO DE BARREIRAS-BA, ATRAVÉS DE MÍDIA SOCIAL. OS DADOS OBTIDOS FORAM TABULADOS POR MEIO DO PROGRAMA MICROSOFT EXCEL 2019. FORAM RESPONDIDOS 40 QUESTIONÁRIOS, SENDO PERCEPTÍVEL VARIÁVEIS QUE DISCRIMINAM PRINCIPALMENTE A DIFICULDADE DE VÁRIOS PROFISSIONAIS EM RELAÇÃO AO MANUSEIO DAS FERRAMENTAS E PLATAFORMAS DIGITAIS PARA USO NAS AULAS ONLINE, UMA VEZ QUE UM NÚMERO CONSIDERÁVEL DE PROFESSORES NUNCA HAVIAM TIDO CONTATO OU MINISTRADO AULAS POR ENSINO REMOTO, RESSALTANDO A PRECARIEDADE NA FORMAÇÃO CONTINUADA E FALTA DE ESTRUTURA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DO BRASIL. DESTAQUE, É NECESSÁRIO A APLICAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS EFICIENTES, AS QUAIS VISEM SANAR AS FRAGILIDADES E DÉFICITS QUE ASSOLAM O SISTEMA EDUCACIONAL PÚBLICO.