EM DECORRÊNCIA DAS CARÊNCIAS DE CAPACITAÇÃO, FORMAÇÃO, METODOLOGIAS E TEMÁTICAS VOLTADAS PARA AS ESCOLAS DO CAMPO, ESTE TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO O DE INTRODUZIR O DIÁLOGO SOBRE QUESTÕES REFERENTES À EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A AGROECOLOGIA COM PROFESSORAS DO ENSINO FUNDAMENTAL DO CAMPO. REALIZADO COM AS PROFESSORAS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA MUNICIPAL PADRE ANCHIETA EM SANTANA DOS GARROTES, PARAÍBA, FORAM DESENVOLVIDAS AÇÕES DE CAPACITAÇÃO ATIVAS E PARTICIPATIVAS. A REALIZAÇÃO DAS ATIVIDADES FOI DE FORMA HÍBRIDA E CONTOU COM QUATRO MÓDULOS. CADA PROFESSORA TEVE QUE CONSTRUIR UM BONECO E UM PERSONAGEM A PARTIR DE TEMAS VOLTADOS PARA O ENSINO DOS CONTEÚDOS DE SALA DE AULA. PODE-SE CONCLUIR QUE A CONSTRUÇÃO E A CONSCIENTIZAÇÃO CRÍTICA DAS PROFESSORAS FOI REALIZADO A PARTIR DA AVALIAÇÃO E DA ELABORAÇÃO DOS PROJETOS APRESENTADOS POR CADA UMA. PERCEBEU-SE QUE A ELABORAÇÃO DOS BONECOS TROUXE UMA PERCEPÇÃO QUE OS ASSUNTOS PODEM SER REALIZADOS DE FORMA LÚDICA E QUE PUDESSEM SER TRABALHADAS DE FORMA INTERDISCIPLINAR DE UMA MANEIRA MAIS PRÓXIMAS A SUA REALIDADE SOCIAL.