O PRESENTE TRABALHO ? RESULTANTE DA REMEMORA??O E INVESTIGA??O SOBRE O MOVIMENTO EDUCACIONAL ?QUARENTA HORAS DE ANGICOS?, CONSIDERANDO NOVOS OLHARES E INTERPRETA??ES, PONDERANDO QUE A HIST?RIA SE FAZ TAMB?M NO PRESENTE. REVISITAR A EXPERI?NCIA COORDENADA POR PAULO FREIRE, EM QUE SUA PEDAGOGIA LIBERTADORA FOI POSTA EM PR?TICA, SIGNIFICA ANALIS?-LA COMO UMA EXPERI?NCIA QUE CONTINUA VIVA E REPRESENTA A VOZ DE UM POVO ILETRADO, MARGINALIZADO E CONSIDERADO ?MARIONETE DO CAPITALISMO?. O MOVIMENTO EDUCACIONAL ?QUARENTA HORAS DE ANGICOS? OBJETIVAVA PROPORCIONAR AOS EXCLU?DOS O PODER DE UMA EDUCA??O EMANCIPAT?RIA, CUJA INTENCIONALIDADE ESTAVA PAUTADA NA POLITIZA??O DAS CONSCI?NCIAS. CONSCIENTIZAR E ALFABETIZAR ERAM, POIS, AS CATEGORIAS CHAVES PARA A EDUCA??O EM CONSTRU??O, SENDO OS SUJEITOS CONSIDERADOS INDIV?DUOS PRODUTORES E PRODUTOS DA PR?PRIA HIST?RIA. NESSA PERSPECTIVA, A MEM?RIA COLETIVA SOBRE A EXPERI?NCIA PERDURA CONTRA O TEMPO, ACARRETANDO CONTRIBUI??ES PARA AS PR?TICAS PEDAG?GICAS NA EDUCA??O DE JOVENS E ADULTOS NA ATUALIDADE, FATO ESSE QUE A TORNA OBJETO DE ESTUDO PARA O DESENVOLVIMENTO DESTE TRABALHO. OBJETIVA-SE COMPREENDER COMO O MOVIMENTO ?QUARENTA HORAS DE ANGICOS? INFLUENCIA A EJA NO TEMPO PRESENTE. ASSIM, ESSA ESCRITURA RESULTA DE UMA PESQUISA DOCUMENTAL ATRAV?S DA ABORDAGEM QUALITATIVA, BASEANDO-SE NA AN?LISE DO LIVRO DE CARLOS LYRA (1996), PARTICIPANTE DIRETO DA EXPERI?NCIA DE ANGICOS, SOBRE O MOVIMENTO DAS ?QUARENTA HORAS?. PORTANTO, SENDO O MOVIMENTO EDUCACIONAL PERMEADO DE CONTRIBUI??ES PARA O TEMPO PRESENTE, EVIDENCIA-SE QUE A AN?LISE E COLETA DOS ?RETALHOS? DO PASSADO POSSIBILITARAM CONCEBER A EXPERI?NCIA EMBLEM?TICA DAS ?QUARENTA HORAS? COMO MEM?RIA VIVA E TESTEMUNHO DE RESIST?NCIA.