Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

MEMÓRIAS DAS QUARENTA HORAS DE ANGICOS: POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, PEDAGOGIA LIBERTADORA, MEMÓRIA, QUARENTA HORAS DE ANGICOS, Comunicação Oral (CO) GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 80031
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 745
    "inscrito_id" => 2600
    "titulo" => "MEMÓRIAS DAS QUARENTA HORAS DE ANGICOS: POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS"
    "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO ? RESULTANTE DA REMEMORA??O E INVESTIGA??O SOBRE O MOVIMENTO EDUCACIONAL ?QUARENTA HORAS DE ANGICOS?, CONSIDERANDO NOVOS OLHARES E INTERPRETA??ES, PONDERANDO QUE A HIST?RIA SE FAZ TAMB?M NO PRESENTE. REVISITAR A EXPERI?NCIA COORDENADA POR PAULO FREIRE, EM QUE SUA PEDAGOGIA LIBERTADORA FOI POSTA EM PR?TICA, SIGNIFICA ANALIS?-LA COMO UMA EXPERI?NCIA QUE CONTINUA VIVA E REPRESENTA A VOZ DE UM POVO ILETRADO, MARGINALIZADO E CONSIDERADO ?MARIONETE DO CAPITALISMO?. O MOVIMENTO EDUCACIONAL ?QUARENTA HORAS DE ANGICOS? OBJETIVAVA PROPORCIONAR AOS EXCLU?DOS O PODER DE UMA EDUCA??O EMANCIPAT?RIA, CUJA INTENCIONALIDADE ESTAVA PAUTADA NA POLITIZA??O DAS CONSCI?NCIAS. CONSCIENTIZAR E ALFABETIZAR ERAM, POIS, AS CATEGORIAS CHAVES PARA A EDUCA??O EM CONSTRU??O, SENDO OS SUJEITOS CONSIDERADOS INDIV?DUOS PRODUTORES E PRODUTOS DA PR?PRIA HIST?RIA. NESSA PERSPECTIVA, A MEM?RIA COLETIVA SOBRE A EXPERI?NCIA PERDURA CONTRA O TEMPO, ACARRETANDO CONTRIBUI??ES PARA AS PR?TICAS PEDAG?GICAS NA EDUCA??O DE JOVENS E ADULTOS NA ATUALIDADE, FATO ESSE QUE A TORNA OBJETO DE ESTUDO PARA O DESENVOLVIMENTO DESTE TRABALHO. OBJETIVA-SE COMPREENDER COMO O MOVIMENTO ?QUARENTA HORAS DE ANGICOS? INFLUENCIA A EJA NO TEMPO PRESENTE. ASSIM, ESSA ESCRITURA RESULTA DE UMA PESQUISA DOCUMENTAL ATRAV?S DA ABORDAGEM QUALITATIVA, BASEANDO-SE NA AN?LISE DO LIVRO DE CARLOS LYRA (1996), PARTICIPANTE DIRETO DA EXPERI?NCIA DE ANGICOS, SOBRE O MOVIMENTO DAS ?QUARENTA HORAS?. PORTANTO, SENDO O MOVIMENTO EDUCACIONAL PERMEADO DE CONTRIBUI??ES PARA O TEMPO PRESENTE, EVIDENCIA-SE QUE A AN?LISE E COLETA DOS ?RETALHOS? DO PASSADO POSSIBILITARAM CONCEBER A EXPERI?NCIA EMBLEM?TICA DAS ?QUARENTA HORAS? COMO MEM?RIA VIVA E TESTEMUNHO DE RESIST?NCIA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, PEDAGOGIA LIBERTADORA, MEMÓRIA, QUARENTA HORAS DE ANGICOS, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA105_ID2600_29072021142802.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EMMILY DAIANE DA SILVA "
    "autor_nome_curto" => "EMMILY DAIANE "
    "autor_email" => "emmilyeds22@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFPB "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 80031
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 745
    "inscrito_id" => 2600
    "titulo" => "MEMÓRIAS DAS QUARENTA HORAS DE ANGICOS: POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS"
    "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO ? RESULTANTE DA REMEMORA??O E INVESTIGA??O SOBRE O MOVIMENTO EDUCACIONAL ?QUARENTA HORAS DE ANGICOS?, CONSIDERANDO NOVOS OLHARES E INTERPRETA??ES, PONDERANDO QUE A HIST?RIA SE FAZ TAMB?M NO PRESENTE. REVISITAR A EXPERI?NCIA COORDENADA POR PAULO FREIRE, EM QUE SUA PEDAGOGIA LIBERTADORA FOI POSTA EM PR?TICA, SIGNIFICA ANALIS?-LA COMO UMA EXPERI?NCIA QUE CONTINUA VIVA E REPRESENTA A VOZ DE UM POVO ILETRADO, MARGINALIZADO E CONSIDERADO ?MARIONETE DO CAPITALISMO?. O MOVIMENTO EDUCACIONAL ?QUARENTA HORAS DE ANGICOS? OBJETIVAVA PROPORCIONAR AOS EXCLU?DOS O PODER DE UMA EDUCA??O EMANCIPAT?RIA, CUJA INTENCIONALIDADE ESTAVA PAUTADA NA POLITIZA??O DAS CONSCI?NCIAS. CONSCIENTIZAR E ALFABETIZAR ERAM, POIS, AS CATEGORIAS CHAVES PARA A EDUCA??O EM CONSTRU??O, SENDO OS SUJEITOS CONSIDERADOS INDIV?DUOS PRODUTORES E PRODUTOS DA PR?PRIA HIST?RIA. NESSA PERSPECTIVA, A MEM?RIA COLETIVA SOBRE A EXPERI?NCIA PERDURA CONTRA O TEMPO, ACARRETANDO CONTRIBUI??ES PARA AS PR?TICAS PEDAG?GICAS NA EDUCA??O DE JOVENS E ADULTOS NA ATUALIDADE, FATO ESSE QUE A TORNA OBJETO DE ESTUDO PARA O DESENVOLVIMENTO DESTE TRABALHO. OBJETIVA-SE COMPREENDER COMO O MOVIMENTO ?QUARENTA HORAS DE ANGICOS? INFLUENCIA A EJA NO TEMPO PRESENTE. ASSIM, ESSA ESCRITURA RESULTA DE UMA PESQUISA DOCUMENTAL ATRAV?S DA ABORDAGEM QUALITATIVA, BASEANDO-SE NA AN?LISE DO LIVRO DE CARLOS LYRA (1996), PARTICIPANTE DIRETO DA EXPERI?NCIA DE ANGICOS, SOBRE O MOVIMENTO DAS ?QUARENTA HORAS?. PORTANTO, SENDO O MOVIMENTO EDUCACIONAL PERMEADO DE CONTRIBUI??ES PARA O TEMPO PRESENTE, EVIDENCIA-SE QUE A AN?LISE E COLETA DOS ?RETALHOS? DO PASSADO POSSIBILITARAM CONCEBER A EXPERI?NCIA EMBLEM?TICA DAS ?QUARENTA HORAS? COMO MEM?RIA VIVA E TESTEMUNHO DE RESIST?NCIA."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 05 - Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, PEDAGOGIA LIBERTADORA, MEMÓRIA, QUARENTA HORAS DE ANGICOS, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA105_ID2600_29072021142802.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "EMMILY DAIANE DA SILVA "
    "autor_nome_curto" => "EMMILY DAIANE "
    "autor_email" => "emmilyeds22@gmail.com"
    "autor_ies" => "UFPB "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

O PRESENTE TRABALHO ? RESULTANTE DA REMEMORA??O E INVESTIGA??O SOBRE O MOVIMENTO EDUCACIONAL ?QUARENTA HORAS DE ANGICOS?, CONSIDERANDO NOVOS OLHARES E INTERPRETA??ES, PONDERANDO QUE A HIST?RIA SE FAZ TAMB?M NO PRESENTE. REVISITAR A EXPERI?NCIA COORDENADA POR PAULO FREIRE, EM QUE SUA PEDAGOGIA LIBERTADORA FOI POSTA EM PR?TICA, SIGNIFICA ANALIS?-LA COMO UMA EXPERI?NCIA QUE CONTINUA VIVA E REPRESENTA A VOZ DE UM POVO ILETRADO, MARGINALIZADO E CONSIDERADO ?MARIONETE DO CAPITALISMO?. O MOVIMENTO EDUCACIONAL ?QUARENTA HORAS DE ANGICOS? OBJETIVAVA PROPORCIONAR AOS EXCLU?DOS O PODER DE UMA EDUCA??O EMANCIPAT?RIA, CUJA INTENCIONALIDADE ESTAVA PAUTADA NA POLITIZA??O DAS CONSCI?NCIAS. CONSCIENTIZAR E ALFABETIZAR ERAM, POIS, AS CATEGORIAS CHAVES PARA A EDUCA??O EM CONSTRU??O, SENDO OS SUJEITOS CONSIDERADOS INDIV?DUOS PRODUTORES E PRODUTOS DA PR?PRIA HIST?RIA. NESSA PERSPECTIVA, A MEM?RIA COLETIVA SOBRE A EXPERI?NCIA PERDURA CONTRA O TEMPO, ACARRETANDO CONTRIBUI??ES PARA AS PR?TICAS PEDAG?GICAS NA EDUCA??O DE JOVENS E ADULTOS NA ATUALIDADE, FATO ESSE QUE A TORNA OBJETO DE ESTUDO PARA O DESENVOLVIMENTO DESTE TRABALHO. OBJETIVA-SE COMPREENDER COMO O MOVIMENTO ?QUARENTA HORAS DE ANGICOS? INFLUENCIA A EJA NO TEMPO PRESENTE. ASSIM, ESSA ESCRITURA RESULTA DE UMA PESQUISA DOCUMENTAL ATRAV?S DA ABORDAGEM QUALITATIVA, BASEANDO-SE NA AN?LISE DO LIVRO DE CARLOS LYRA (1996), PARTICIPANTE DIRETO DA EXPERI?NCIA DE ANGICOS, SOBRE O MOVIMENTO DAS ?QUARENTA HORAS?. PORTANTO, SENDO O MOVIMENTO EDUCACIONAL PERMEADO DE CONTRIBUI??ES PARA O TEMPO PRESENTE, EVIDENCIA-SE QUE A AN?LISE E COLETA DOS ?RETALHOS? DO PASSADO POSSIBILITARAM CONCEBER A EXPERI?NCIA EMBLEM?TICA DAS ?QUARENTA HORAS? COMO MEM?RIA VIVA E TESTEMUNHO DE RESIST?NCIA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.