ESTE TRABALHO ASSUME COMO OBJETIVO PRINCIPAL REFLETIR SOBRE O PAPEL DO ENSINO DE GEOGRAFIA NO CONTEXTO DE ENSINO REMOTO TENDO EM VISTA A FORMA??O CR?TICA DOS ESTUDANTES EM FACE DO CEN?RIO MUNDIAL DE PANDEMIA. PARA ISSO, CONSIDERAM-SE AS POSS?VEIS DISCUSS?ES QUE PODEM SER ENDOSSADAS NAS AULAS DE GEOGRAFIA COM ESTUDANTES DE ENSINO M?DIO. NESSE SENTIDO, TOMA-SE POR BASE AS VIV?NCIAS E AS A??ES DECORRIDAS DO DESENVOLVIMENTO DO EST?GIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA III, COMPONENTE OBRIGAT?RIO DO CURSO DE FORMA??O INICIAL DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARA?BA, CAMPUS I, COM ESTUDANTES DO 2? ANO DO ENSINO M?DIO DA ESCOLA CIDAD? INTEGRAL ORLANDO VEN?NCIO DOS SANTOS, LOCALIZADA NA CIDADE DE CUIT?-PB. COMO RESULTADO, OBSERVA-SE QUE ENSINAR GEOGRAFIA COM A FINALIDADE DE INSTRUMENTALIZAR OS ESTUDANTES PARA LEITURA HOL?STICA DO ESPA?O GEOGR?FICO TRATA-SE DE UMA TAREFA COMPLEXA, SOBRETUDO NO ATUAL CEN?RIO DE ENSINO REMOTO, MAS, POR OUTRO VI?S, TRATA-SE DE UM COMPROMISSO INDISPENS?VEL AOS PROFESSORES DE GEOGRAFIA QUE PRECONIZAM UMA EDUCA??O TRANSFORMADORA.