O PRESENTE TRABALHO CARACTERIZA-SE EM UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DA COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES), TENDO SUA REALIZAÇÃO A PARTIR DO SUBPROJETO DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI (URCA) E DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS BOLSISTAS VIA ENSINO REMOTO, TENDO COMO ESCOLA CAMPO, O CENTRO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – MONSENHOR PEDRO ROCHA DE OLIVEIRA (CEJA), CRATO-CE. BUSCA-SE, DESTE MODO, APONTAR AS CONTRIBUIÇÕES DAS EXPERIÊNCIAS DO PROJETO SUPRACITADO NA FORMAÇÃO DOCENTE NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA NA MODALIDADE DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. O ESTUDO REALIZADO TEM NATUREZA EXPLORATÓRIA E FOI DESENVOLVIDO SOB ABORDAGEM QUALITATIVA ATRAVÉS DE ESTUDOS E PARTICIPAÇÕES NOS DIVERSOS EVENTOS REMOTOS. AS INVESTIGAÇÕES PARTIRAM INICIALMENTE COM UMA BASE TEÓRICA SOBRE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC), OS PROJETOS POLÍTICOS PEDAGÓGICOS (PPP), O LIVRO ESTAGIO E DOCÊNCIA DE PIMENTA E LIMA (2017), COMO TAMBÉM AS OBRAS DE FREIRE (1997) PROFESSORA SIM, TIA NÃO, CARTAS A QUEM OUSA ENSINAR, NÓVOA (ORG.) (2003), A ESCOLA COMO LUGAR DA FORMAÇÃO, E COSTA, ÁLVARES E BARRETO (2006), ALUNAS E ALUNOS DA EJA, QUE COMPLETAM COM O RELATO CITADO. DESTE MODO, FOI POSSÍVEL IDENTIFICAR A IMPORTÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DOS DISCENTES EM TAIS PROGRAMAS, POIS A PARTIR DELES OS MESMOS SÃO PRIVILEGIADOS A ADENTRAREM NA REALIDADE DO ENSINO BÁSICO DE FORMA MAIS RÁPIDA, PLANEJADA, CONHECENDO E PARTICIPANDO DAS VÁRIAS MODALIDADES DE ENSINO, SEM CONTAR QUE ESTÃO VIVENCIANDO A PRÁXIS, CONTRIBUINDO ASSIM PARA UMA MELHOR FORMAÇÃO PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA.