O PRESENTE TRABALHO É FRUTO DE UMA PESQUISA-INTERVENÇÃO COM ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS, QUE TEVE COMO OBJETIVO PRINCIPAL PROMOVER REFLEXÕES CRÍTICAS SOBRE A TEMÁTICA DOS PACIENTES PSIQUIÁTRICOS EM CONTEXTO MANICOMIAL, POR MEIO DA SENSIBILIZAÇÃO EMPÁTICA, TENDO COMO APORTE TEÓRICO PRINCIPAL M. HOFFMAN. EM DECORRÊNCIA DA PANDEMIA DO COVID-19, A PESQUISA-INTERVENÇÃO, DE CARÁTER DIDÁTICO, PLANEJADA PARA SER EXECUTADA COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA DE APRENDIZAGEM, ACONTECEU PELA PLATAFORMA VIRTUAL GOOGLE MEET E CONTOU COM A PARTICIPAÇÃO DE 23 ESTUDANTES DO CURSO DE PSICOPEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA. COMO TÉCNICA PARA O DESENVOLVIMENTO DA EMPATIA EMPREGOU-SE A ESTRATÉGIA METODOLÓGICA RACIONAL-AFETIVA, PRECONIZADA POR L. GALVÃO, QUE UTILIZA TÉCNICAS DO PSICODRAMA E RODAS DE CONVERSA E É ORGANIZADA EM QUATRO ETAPAS: (1) NA ETAPA DO AQUECIMENTO, FOI COMPARTILHADO O DOCUMENTÁRIO “EM NOME DA RAZÃO”; (2) NA DRAMATIZAÇÃO, UTILIZOU-SE UM VÍDEO DE UMA REPORTAGEM COM UM JOVEM, QUE JÁ TEVE A EXPERIÊNCIA DE VIVER EM CONTEXTO MANICOMIAL, ASSOCIADO A TÉCNICA PSICODRAMÁTICA “A CARTA”; (3) NA FASE DO COMPARTILHAR, OS PARTICIPANTES FORAM ESTIMULADOS A DISCUTIR SOBRE O TEMA PROPOSTO POR MEIO DE PERGUNTAS NORTEADORAS; (4) NA ETAPA DO COMPORTAMENTO PRÓ-SOCIAL, FOI SOLICITADO AOS ESTUDANTES QUE ENVIASSEM UMA MENSAGEM ACOLHEDORA PARA ALGUÉM QUE ESTIVESSE EM UM MOMENTO DE SOFRIMENTO OU SITUAÇÃO EMOCIONAL DIFÍCIL, COM O OBJETIVO DE PRATICAR A EMPATIA GENUÍNA, QUE IMPULSIONA A AÇÕES ALTRUÍSTAS. A PARTIR DA ANÁLISE DOS RESULTADOS, PODE-SE AFIRMAR QUE A INTERVENÇÃO PROPOSTA SENSIBILIZOU OS PARTICIPANTES ACERCA DA REALIDADE E DA FUNÇÃO SOCIAL DAS INSTITUIÇÕES PSIQUIÁTRICAS.