ESTE ARTIGO FOI DESENVOLVIDO MEDIANTE AS PESQUISAS QUANTITATIVA E QUALITATIVA APLICADA EM UMA ESCOLA DA REDE MUNICIPAL DE RECIFE COM ALUNOS DO 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. O OBJETIVO DA PESQUISA FOI VERIFICAR COMO A VIVÊNCIA DE UM JOGO MATEMÁTICO SENDO UTILIZADO COMO RECURSO DE DIDÁTICO PODERIA AUXILIAR NA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS EM RELAÇÃO AO CONTEÚDO MATEMÁTICO DAS ESTRUTURAS ADITIVAS COM A OPERAÇÃO DE SUBTRAÇÃO. A METODOLOGIA DA PESQUISA FOI ORGANIZADA EM TRÊS ETAPAS. PRIMEIRO, OS ALUNOS PASSARAM POR UM PRÉ-TESTE COM QUESTÕES QUE ABORDAM SITUAÇÕES PROBLEMA DE ESTRUTURAS ADITIVAS ENVOLVENDO A OPERAÇÃO DE SUBTRAÇÃO, COM O OBJETIVO DE SONDAR OS CONHECIMENTOS DOS ALUNOS SOBRE O CONTEÚDO. POSTERIORMENTE, VIVENCIARAM UM JOGO MATEMÁTICO QUE ENVOLVE A OPERAÇÃO DE SUBTRAÇÃO. E POR FIM, FOI APLICADO O PÓS-TESTE COM QUESTÕES DO MESMO CONTEÚDO DO PRÉ-TESTE PARA ANALISAR SE OS ALUNOS AVANÇARAM APÓS A VIVÊNCIA COM O JOGO. APÓS ANÁLISE DOS DADOS COLETADOS DURANTE A PESQUISA, FOI POSSÍVEL VERIFICAR QUE O JOGO TROUXE PARA OS ALUNOS MELHOR HABILIDADE COM AS SITUAÇÕES PROBLEMAS DE SUBTRAÇÃO E O RACIOCÍNIO DO CÁLCULO MENTAL, REPRESENTANDO UMA POSITIVA ESTRATÉGIA DE ENSINO PARA PRÁTICA DE SALA DE AULA E PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA.