O USO DE EQUIPAMENTOS TECNOLÓGICOS É CADA VEZ MAIS NECESSÁRIO NO COTIDIANO DAS PESSOAS, NO
ENTANTO, HÁ MUITAS CRIANÇAS E JOVENS QUE NÃO POSSUEM NENHUM CONTATO DIRETO COM DISPOSITIVOS
ELETRÔNICOS, SEJA PARA A BUSCA DO CONHECIMENTO OU PARA O LAZER. GERALMENTE, ESTE CENÁRIO
DECORRENTE DA AUSÊNCIA DE CONDIÇÕES FINANCEIRAS PARA A AQUISIÇÃO DE EQUIPAMENTO QUE PROPICIE
AOS SUJEITOS UM CONTATO COM O MUNDO VIRTUAL. SABE-SE TAMBÉM QUE, A ESCOLA É LOCAL DE ACESSO A
MÚLTIPLOS SABERES, ASSIM, É IMPORTANTE QUE O CONTATO COM O MUNDO TECNOLÓGICO SEJA INSERIDO NAS
ATIVIDADES ESCOLARES. ENTRETANTO, ESTA NÃO É A REALIDADE PRESENTE EM MUITAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO
PÚBLICO NO PAÍS. O PRESENTE ESTUDO BUSCOU LEVANTAR A SITUAÇÃO DE (EX)INCLUSÃO NO USO DE
TECNOLOGIAS NA UNIDADE ESCOLAR JOSÉ MAGALHÃES RIBEIRO, MUNICÍPIO DE LAGOA DO BARRO DO PIAUÍ,
CONSIDERANDO AS VIVÊNCIAS DOS ESTUDANTES NO PERÍODO DA PANDEMIA CAUSADA PELO VÍRUS SAS –
COV-2 (COVID-19) DURANTE O ANO DE 2021. PORTANTO, A PESQUISA CONSTITUI-SE DE UMA ESTUDO
BIBLIOGRÁFICO E DE CAMPO EM QUE UTILIZOU-SE DE QUESTIONÁRIOS ON-LINE ENVIADOS A 20 ALUNOS DO
9°ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DA ESCOLA SUPRACITADA. PELO ESTUDO FICOU CONSTATADO QUE É
NECESSÁRIO HAVER UM MAIOR ENGAJAMENTO SOCIAL, ESTRUTURAL E DIDÁTICO PARA EFETIVAÇÃO DO PROCESSO
DE INCLUSÃO DIGITAL, ESPECIALMENTE NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO.