O TEMA DESTA PESQUISA ESTÁ ESTRUTURADO A UM ESTUDO INVESTIGATIVO NO QUE SE REFERE A ANALISE DO PROCESSO DE ENSINO/APRENDIZAGEM DA AQUISIÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA NO CONTEXTO DO QUINTO ANO DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE FOZ DO IGUAÇU-PR POR MEIO DAS ATIVIDADES REMOTAS NO PERÍODO PANDÊMICO. A PESQUISA SEGUE SEU PERCURSO SOBRE A TENTATIVA DE COMPREENDER COMO OCORRE O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DA LEITURA E DA ESCRITA E TAMBÉM O MODO COMO ENSINÁ-LA NO PERÍODO DE 2020 ATÉ 2021 E TEM COMO OBJETIVO PRINCIPAL FORMAR O ALUNO SUJEITO-LEITOR, ESCRITOR, CRÍTICO, COMPETENTE, INSERINDO-O NAS PRÁTICAS SOCIAIS DE LEITURA E ESCRITA NO USO DA PALAVRA EM SITUAÇÕES REAIS DE USO PARA QUE O ALUNO POSSA CONSTRUIR SUA HISTÓRIA, AGIR NO MUNDO, DESVENDANDO OS TEXTOS, COMPREENDENDO SUA REALIDADE NUM CONSTANTE PROCESSO DE INTERAÇÃO COM CONTEXTOS SOCIAIS E CULTURAIS E EM DIFERENTES EVENTOS DE LETRAMENTO. DESTA FORMA, PARA QUE O ALUNO DO QUINTO ANO POSSA VIR A SER ESTE USUÁRIO ATIVO DA LÍNGUA EM SUAS DIFERENTES ESFERAS SOCIAIS, SEJA FALANDO, LENDO E ESCREVENDO, ELE DEVERÁ TER A OPORTUNIDADE DE CONTINUAR O PROCESSO DA AQUISIÇÃO DA LEITURA E DA ESCRITA DE FORMA SIGNIFICATIVA POR MEIO DAS ATIVIDADES REMOTAS ENQUANTO O CENÁRIO PANDÊMICO ESTIVER PRESENTE. NO QUE TANGE AOS ESTUDOS SOBRE A AQUISIÇÃO DA LEITURA E ESCRITA, OS ESTUDOS SOBRE O LETRAMENTO TROUXERAM PARA O NOVO CENÁRIO A QUESTÃO DAS PRÁTICAS SOCIAIS DE USO DA LINGUAGEM EM SUA MODALIDADE ORAL E ESCRITA, ENFATIZANDO OS DIVERSOS GÊNEROS DISCURSIVOS E OS PROCESSOS DE INTERAÇÃO ENTRE AS PESSOAS.