ESTE TRABALHO RESULTOU EM UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA QUE BUSCOU ENFATIZAR AS CONTRIBUIÇÕES DA UTILIZAÇÃO DE OBRAS LITERÁRIAS DE MATRIZES AFRICANAS E DE LÍNGUA OFICIAL PORTUGUESA DURANTE AS AULAS DE LITERATURA NO ENSINO FUNDAMENTAL E NO ENSINO MÉDIO. A ANÁLISE, A PARTIR DO LEVANTAMENTO, ENFATIZOU OS RESULTADOS QUE AS PRÁTICAS DE ENSINO ENVOLVENDO ESSES TIPOS DE OBRAS TRAZEM NA FORMAÇÃO IDENTITÁRIA, PRINCIPALMENTE NO QUE TANGE AO RESPEITO À DIVERSIDADE E SOB O ASPECTO DE UMA EDUCAÇÃO FORMAL INCLUSIVA. FEZ-SE USO DE UMA METODOLOGIA PAUTADA NO LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO SOBRE A TEMÁTICA, A PARTIR DE LEITURAS FLUTUANTES E DESENVOLVIMENTO DE FICHAMENTOS DOS MATERIAIS COLETADOS, E TENDO COMO FUNDAMENTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS A TEORIA DO LETRAMENTO E MULTILETRAMENTOS. A COLETA DE DADOS TAMBÉM ENVOLVEU A ANÁLISE DE UM DOCUMENTO OFICIAL DO ESTADO DE PERNAMBUCO: OS PARÂMETROS CURRICULARES PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA. A PRESENTE PESQUISA SE CONSTITUIU, PORTANTO, ENQUANTO COLABORATIVA PARA O FORTALECIMENTO DE TRABALHOS COM OBRAS LITERÁRIAS DE MATRIZES AFRICANAS E/OU AFRO-BRASILEIRAS NOS ANOS INICIAIS E FINAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA.