Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CRENÇAS DE LICENCIADOS EM PEDAGOGIA SOBRE A MATEMÁTICA E SEU ENSINO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: CRENÇAS, LICENCIADOS EM PEDAGOGIA, ENSINO DE MATEMÁTICA, ENSINO FUNDAMENTAL, PROGRAMAS GOVERNAMENTAIS Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 81258
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 2359
    "inscrito_id" => 3809
    "titulo" => "CRENÇAS DE LICENCIADOS EM PEDAGOGIA SOBRE A MATEMÁTICA E SEU ENSINO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "APRESENTAMOS NESTE ARTIGO ALGUNS RESULTADOS OBTIDOS NA DISSERTA??O DE MESTRADO, VINCULADA ? LINHA DE PESQUISA: FORMA??O DE PROFESSORES, NO PROGRAMA DE MESTRADO EM EDUCA??O CIENT?FICA E FORMA??O DE PROFESSORES (PPG- ECFP), OFERTADO PELA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB), CAMPUS DE JEQUI?-BA. TRATA-SE DE UMA INVESTIGA??O A PARTIR DA INFLU?NCIA DAS CREN?AS NA A??O E/OU COMPORTAMENTO DID?TICO DO PROFESSOR. COM BASE EM UM CONTEXTO E CEN?RIO SITUADO, TRATOU-SE DE RESPONDER ? PERGUNTA: QUAIS CREN?AS PREDOMINAM ENTRE LICENCIADOS EM PEDAGOGIA, EM EXERC?CIO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, PARTICIPANTES DE PROGRAMAS GOVERNAMENTAIS DE FORMA??O CONTINUADA EM SERVI?O, EM RELA??O ? MATEM?TICA E SEU ENSINO? NESTES TERMOS ESTABELECEMOS COMO OBJETIVO PRINCIPAL, COMPREENDER AS CREN?AS PREDOMINANTES DESSES DOCENTES. UTILIZAMOS COMO PROCEDIMENTO METODOL?GICO, NUMA ABORDAGEM QUALITATIVA, A PESQUISA DE CAMPO. COM OS CRIT?RIOS DE INCLUS?O E EXCLUS?O DA PESQUISA, OBTIVEMOS UMA AMOSTRA COM SETE PROFESSORAS. PARA PRODU??O DOS DADOS, RECORREMOS ? AN?LISE DOCUMENTAL E QUESTION?RIO SEMIABERTO. OS QUAIS RECEBERAM O TRATAMENTO CONFORME AS T?CNICAS DE AN?LISE DE CONTE?DO PROPOSTA POR BARDIN E A AN?LISE DESSES SUSTENTARAM-SE NO REFERENCIAL TE?RICO ADOTADO. OBTIVEMOS COMO RESULTADOS QUANTO ? NATUREZA DA MATEM?TICA, UMA CREN?A PREDOMINANTEMENTE PITAG?RICA COM FINALIDADE UTILITARISTA E QUANTO AO ENSINO DA MATEM?TICA, AS CREN?AS PREDOMINANTES FORAM: A PROCESSUAL GERATIVA E A PLAT?NICA. CONCLU?MOS QUE AS CREN?AS, ENQUANTO COMPONENTE DA DIMENS?O AFETIVA, S?O VE?CULOS QUE APARECEM NA DIFUS?O DO CONHECIMENTO MATEM?TICO, PELO(A) PROFESSOR(A), E A CONSTITUI??O EMOCIONAL PARA O EXERC?CIO PROFISSIONAL DOCENTE ? T?O IMPORTANTE QUANTO OS ASPECTOS COGNITIVOS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "CRENÇAS, LICENCIADOS EM PEDAGOGIA, ENSINO DE MATEMÁTICA, ENSINO FUNDAMENTAL, PROGRAMAS GOVERNAMENTAIS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA113_ID3809_30092021230917.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LILIANE SANTOS FRÓES"
    "autor_nome_curto" => "LILIANE FRÓES"
    "autor_email" => "lili.froes@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 81258
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 2359
    "inscrito_id" => 3809
    "titulo" => "CRENÇAS DE LICENCIADOS EM PEDAGOGIA SOBRE A MATEMÁTICA E SEU ENSINO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "APRESENTAMOS NESTE ARTIGO ALGUNS RESULTADOS OBTIDOS NA DISSERTA??O DE MESTRADO, VINCULADA ? LINHA DE PESQUISA: FORMA??O DE PROFESSORES, NO PROGRAMA DE MESTRADO EM EDUCA??O CIENT?FICA E FORMA??O DE PROFESSORES (PPG- ECFP), OFERTADO PELA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB), CAMPUS DE JEQUI?-BA. TRATA-SE DE UMA INVESTIGA??O A PARTIR DA INFLU?NCIA DAS CREN?AS NA A??O E/OU COMPORTAMENTO DID?TICO DO PROFESSOR. COM BASE EM UM CONTEXTO E CEN?RIO SITUADO, TRATOU-SE DE RESPONDER ? PERGUNTA: QUAIS CREN?AS PREDOMINAM ENTRE LICENCIADOS EM PEDAGOGIA, EM EXERC?CIO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, PARTICIPANTES DE PROGRAMAS GOVERNAMENTAIS DE FORMA??O CONTINUADA EM SERVI?O, EM RELA??O ? MATEM?TICA E SEU ENSINO? NESTES TERMOS ESTABELECEMOS COMO OBJETIVO PRINCIPAL, COMPREENDER AS CREN?AS PREDOMINANTES DESSES DOCENTES. UTILIZAMOS COMO PROCEDIMENTO METODOL?GICO, NUMA ABORDAGEM QUALITATIVA, A PESQUISA DE CAMPO. COM OS CRIT?RIOS DE INCLUS?O E EXCLUS?O DA PESQUISA, OBTIVEMOS UMA AMOSTRA COM SETE PROFESSORAS. PARA PRODU??O DOS DADOS, RECORREMOS ? AN?LISE DOCUMENTAL E QUESTION?RIO SEMIABERTO. OS QUAIS RECEBERAM O TRATAMENTO CONFORME AS T?CNICAS DE AN?LISE DE CONTE?DO PROPOSTA POR BARDIN E A AN?LISE DESSES SUSTENTARAM-SE NO REFERENCIAL TE?RICO ADOTADO. OBTIVEMOS COMO RESULTADOS QUANTO ? NATUREZA DA MATEM?TICA, UMA CREN?A PREDOMINANTEMENTE PITAG?RICA COM FINALIDADE UTILITARISTA E QUANTO AO ENSINO DA MATEM?TICA, AS CREN?AS PREDOMINANTES FORAM: A PROCESSUAL GERATIVA E A PLAT?NICA. CONCLU?MOS QUE AS CREN?AS, ENQUANTO COMPONENTE DA DIMENS?O AFETIVA, S?O VE?CULOS QUE APARECEM NA DIFUS?O DO CONHECIMENTO MATEM?TICO, PELO(A) PROFESSOR(A), E A CONSTITUI??O EMOCIONAL PARA O EXERC?CIO PROFISSIONAL DOCENTE ? T?O IMPORTANTE QUANTO OS ASPECTOS COGNITIVOS."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "CRENÇAS, LICENCIADOS EM PEDAGOGIA, ENSINO DE MATEMÁTICA, ENSINO FUNDAMENTAL, PROGRAMAS GOVERNAMENTAIS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA113_ID3809_30092021230917.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LILIANE SANTOS FRÓES"
    "autor_nome_curto" => "LILIANE FRÓES"
    "autor_email" => "lili.froes@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

APRESENTAMOS NESTE ARTIGO ALGUNS RESULTADOS OBTIDOS NA DISSERTA??O DE MESTRADO, VINCULADA ? LINHA DE PESQUISA: FORMA??O DE PROFESSORES, NO PROGRAMA DE MESTRADO EM EDUCA??O CIENT?FICA E FORMA??O DE PROFESSORES (PPG- ECFP), OFERTADO PELA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB), CAMPUS DE JEQUI?-BA. TRATA-SE DE UMA INVESTIGA??O A PARTIR DA INFLU?NCIA DAS CREN?AS NA A??O E/OU COMPORTAMENTO DID?TICO DO PROFESSOR. COM BASE EM UM CONTEXTO E CEN?RIO SITUADO, TRATOU-SE DE RESPONDER ? PERGUNTA: QUAIS CREN?AS PREDOMINAM ENTRE LICENCIADOS EM PEDAGOGIA, EM EXERC?CIO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, PARTICIPANTES DE PROGRAMAS GOVERNAMENTAIS DE FORMA??O CONTINUADA EM SERVI?O, EM RELA??O ? MATEM?TICA E SEU ENSINO? NESTES TERMOS ESTABELECEMOS COMO OBJETIVO PRINCIPAL, COMPREENDER AS CREN?AS PREDOMINANTES DESSES DOCENTES. UTILIZAMOS COMO PROCEDIMENTO METODOL?GICO, NUMA ABORDAGEM QUALITATIVA, A PESQUISA DE CAMPO. COM OS CRIT?RIOS DE INCLUS?O E EXCLUS?O DA PESQUISA, OBTIVEMOS UMA AMOSTRA COM SETE PROFESSORAS. PARA PRODU??O DOS DADOS, RECORREMOS ? AN?LISE DOCUMENTAL E QUESTION?RIO SEMIABERTO. OS QUAIS RECEBERAM O TRATAMENTO CONFORME AS T?CNICAS DE AN?LISE DE CONTE?DO PROPOSTA POR BARDIN E A AN?LISE DESSES SUSTENTARAM-SE NO REFERENCIAL TE?RICO ADOTADO. OBTIVEMOS COMO RESULTADOS QUANTO ? NATUREZA DA MATEM?TICA, UMA CREN?A PREDOMINANTEMENTE PITAG?RICA COM FINALIDADE UTILITARISTA E QUANTO AO ENSINO DA MATEM?TICA, AS CREN?AS PREDOMINANTES FORAM: A PROCESSUAL GERATIVA E A PLAT?NICA. CONCLU?MOS QUE AS CREN?AS, ENQUANTO COMPONENTE DA DIMENS?O AFETIVA, S?O VE?CULOS QUE APARECEM NA DIFUS?O DO CONHECIMENTO MATEM?TICO, PELO(A) PROFESSOR(A), E A CONSTITUI??O EMOCIONAL PARA O EXERC?CIO PROFISSIONAL DOCENTE ? T?O IMPORTANTE QUANTO OS ASPECTOS COGNITIVOS.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.