APRESENTAMOS NESTE ARTIGO ALGUNS RESULTADOS OBTIDOS NA DISSERTA??O DE MESTRADO, VINCULADA ? LINHA DE PESQUISA: FORMA??O DE PROFESSORES, NO PROGRAMA DE MESTRADO EM EDUCA??O CIENT?FICA E FORMA??O DE PROFESSORES (PPG- ECFP), OFERTADO PELA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA (UESB), CAMPUS DE JEQUI?-BA. TRATA-SE DE UMA INVESTIGA??O A PARTIR DA INFLU?NCIA DAS CREN?AS NA A??O E/OU COMPORTAMENTO DID?TICO DO PROFESSOR. COM BASE EM UM CONTEXTO E CEN?RIO SITUADO, TRATOU-SE DE RESPONDER ? PERGUNTA: QUAIS CREN?AS PREDOMINAM ENTRE LICENCIADOS EM PEDAGOGIA, EM EXERC?CIO NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, PARTICIPANTES DE PROGRAMAS GOVERNAMENTAIS DE FORMA??O CONTINUADA EM SERVI?O, EM RELA??O ? MATEM?TICA E SEU ENSINO? NESTES TERMOS ESTABELECEMOS COMO OBJETIVO PRINCIPAL, COMPREENDER AS CREN?AS PREDOMINANTES DESSES DOCENTES. UTILIZAMOS COMO PROCEDIMENTO METODOL?GICO, NUMA ABORDAGEM QUALITATIVA, A PESQUISA DE CAMPO. COM OS CRIT?RIOS DE INCLUS?O E EXCLUS?O DA PESQUISA, OBTIVEMOS UMA AMOSTRA COM SETE PROFESSORAS. PARA PRODU??O DOS DADOS, RECORREMOS ? AN?LISE DOCUMENTAL E QUESTION?RIO SEMIABERTO. OS QUAIS RECEBERAM O TRATAMENTO CONFORME AS T?CNICAS DE AN?LISE DE CONTE?DO PROPOSTA POR BARDIN E A AN?LISE DESSES SUSTENTARAM-SE NO REFERENCIAL TE?RICO ADOTADO. OBTIVEMOS COMO RESULTADOS QUANTO ? NATUREZA DA MATEM?TICA, UMA CREN?A PREDOMINANTEMENTE PITAG?RICA COM FINALIDADE UTILITARISTA E QUANTO AO ENSINO DA MATEM?TICA, AS CREN?AS PREDOMINANTES FORAM: A PROCESSUAL GERATIVA E A PLAT?NICA. CONCLU?MOS QUE AS CREN?AS, ENQUANTO COMPONENTE DA DIMENS?O AFETIVA, S?O VE?CULOS QUE APARECEM NA DIFUS?O DO CONHECIMENTO MATEM?TICO, PELO(A) PROFESSOR(A), E A CONSTITUI??O EMOCIONAL PARA O EXERC?CIO PROFISSIONAL DOCENTE ? T?O IMPORTANTE QUANTO OS ASPECTOS COGNITIVOS.