A PRESENTE PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO APRESENTAR UMA PROPOSTA DIDÁTICA COM O USO DO SOFTWARE GEOGEBRA NA INTRODUÇÃO DO CONCEITO DE INTEGRAIS, E A PARTIR DISSO, IDENTIFICAR AS DIFICULDADES E POTENCIALIDADES DESSA FERRAMENTA NO ESTUDO DO CÁLCULO DE ÁREAS SOB CURVAS. PARA AVALIAR O RECURSO TECNOLÓGICO FORAM APLICADOS QUESTIONÁRIOS A 30 ACADÊMICOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS NATURAIS/QUÍMICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (CAMPUS SÃO BERNARDO). COM BASE NOS RESULTADOS FOI POSSÍVEL IDENTIFICAR DIFICULDADES ASSOCIADAS AO MANUSEIO DO SOFTWARE, SENDO ESSAS POTENCIALIZADAS NOS DISCENTES UNIVERSITÁRIOS QUE NÃO TINHAM CONHECIMENTOS BÁSICOS NA ÁREA DE INFORMÁTICA. NO ENTANTO, DIANTE DESSE CENÁRIO A FERRAMENTA TECNOLÓGICA AUXILIOU OS ACADÊMICOS NAS CONSTRUÇÕES DOS GRÁFICOS DAS FUNÇÕES E NA OBTENÇÃO DO CÁLCULO DAS ÁREAS SOB CURVAS, COMPLEMENTANDO AS AULAS REMOTAS.