A ATUAL CONJUNTURA PROPÕE NOVAS REFLEXÕES SOBRE O PAPEL DA FORMAÇÃO HUMANA E PROFISSIONAL.
EXIGÊNCIAS NA ESFERA DA FORMAÇÃO ACADÊMICA E DA ATUAÇÃO NOS PROCESSOS DE ENSINO SÃO O FOCO DESTA
DISCUSSÃO. A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA FOI UTILIZADA COMO MEIO FUNDAMENTAL PARA CONSTITUIÇÃO DESTE
ESTUDO, MEDIANTE OBRA DE AUTORES QUE TRATAM DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES, DA PRÁTICA PEDAGÓGICA E DA
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM. DESTACA-SE QUE A IDENTIDADE DO PEDAGOGO COMO DOCENTE É BASEADA EM UMA
FORMAÇÃO TRANSDISCIPLINAR, COM SUA PRÁTICA VINCULADA À AVALIAÇÃO E SUA INTENCIONALIDADE EDUCATIVA
COMO UM DOS PRINCIPAIS INSTRUMENTOS NA MEDIAÇÃO DOS SABERES ESCOLARES. DESSE MODO, NÃO SE PODE
PERDER DE VISTAS PROCESSOS DE FORMAÇÃO CONSTRUÍDOS HISTORICAMENTE E OS ACONTECIMENTOS QUE
CONFIGURARAM AS CARACTERÍSTICAS PRÓPRIAS DA PROFISSIONALIZAÇÃO DE EDUCADORES, EM ESPECIAL O PEDAGOGO
QUE TEVE UMA LUTA SINGULAR PARA FORJAR UMA IDENTIDADE PRÓPRIA.