ESTE ARTIGO APRESENTA UM ESTUDO QUALITATIVO E EXPLORATÓRIO SOBRE OS PRINCIPAIS DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS ESTUDANTES DAS LICENCIATURAS DA MODALIDADE PRESENCIAL COM A IMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO REMOTO, NO PERÍODO DE PANDEMIA PROVOCADA PELA COVID-19. O OBJETIVO É ANALISAR OS PRINCIPAIS DESAFIOS SURGIDOS NO PERÍODO DA COVID-19, PARA O ACOMPANHAMENTO DAS AULAS REMOTAS PELOS ESTUDANTES DAS LICENCIATURAS NA MODALIDADE PRESENCIAL. TRATA-SE DE UM ESTUDO EXPLORATÓRIO, QUE TOMOU COMO BASE A PORTARIA 188, DE FEVEREIRO 2020, A PORTARIA 343/2020, A MEDIDA PROVISÓRIA 934/2020, O PARECER CNE/CP 05/2020 E A PORTARIA 544/2020. PARA O DESENVOLVIMENTO DO ESTUDO, FORAM ANALISADAS RESPOSTAS ORIGINADAS DA APLICAÇÃO DO FORMULÁRIO GOOGLE, JUNTO A 65 SUJEITOS VINCULADOS A DIVERSOS CURSOS DE LICENCIATURA DA MODALIDADE PRESENCIAL. A COLETA FOI REALIZADA NO FINAL DO PRIMEIRO SEMESTRE LETIVO DE 2020 E OS RESULTADOS APONTAM PARA A NECESSIDADE DE CONHECER E ANALISAR AS REALIDADES DOS ESTUDANTES VINCULADOS ÀS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PRESENCIAL ANTES DA IMPLEMENTAÇÃO DE UMA POLÍTICA INTERNA DE EDUCAÇÃO REMOTA NESSAS INSTITUIÇÕES NO SENTIDO TANTO DA MANUTENÇÃO DA QUALIDADE DO SERVIÇO EDUCACIONAL OFERECIDO QUANTO PARA A PREVENÇÃO DA EVASÃO DOS ESTUDANTES.