OS DESAFIOS DA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA EXIGEM DOS PROFESSORES UM CONSTANTE APERFEIÇOAMENTO PARA DAREM SUPORTES AS SUAS PRÁTICAS EDUCATIVAS. DESSA FORMA, ESTE ESTUDO OBJETIVA-SE ANALISAR O PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DISPENSADA PELA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE JUAREZ TÁVORA AOS SEUS DOCENTES, COM VISTA A CONCRETUDE DO PROGRAMA INTEGRA EDUCAÇÃO-PB DO GOVERNO DO ESTADO SOBRE PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO. A QUESTÃO QUE NORTEIA ESSA INVESTIGAÇÃO É SABER COMO A FORMAÇÃO CONTINUADA SOBRE AS PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO QUE CONSTITUI O ESCOPO TEÓRICO E PRÁTICO DO PROGRAMA INTEGRA-PB, SE ATENDE AS REAIS NECESSIDADES QUE OS PROFESSORES ENFRENTAM EM SUAS SALAS DE AULA, E SE A MESMA PROPÕE RESULTADOS AO PONTO DE CONTRIBUIR COM A ELEVAÇÃO DOS ÍNDICES EDUCACIONAIS FRENTE O DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES DE LEITURA E ESCRITA E RESOLUÇÕES DE PROBLEMAS DOS ALUNOS. PARA TANTO, TRABALHAMOS COM OS ESTUDOS DE LETRAMENTOS A LUZ DE KLEIMAN (2017), ALFABETIZAÇÃO POR SOARES (2012), E FORMAÇÃO CONTINUADA NAS VISÕES DE IMBERNÓN (2010), ALARCÃO (2011) E NÓVOA (1995). UTILIZAMOS ENTREVISTA COM OS PROFESSORES PARA SONDAR SUAS CONCEPÇÕES SOBRE A FORMAÇÃO E OS IMPACTOS CAUSADOS POR ELA. PORTANTO, A PESQUISA OPORTUNIZOU AOS PROFESSORES UMA REFLEXÃO SOBRE O SEU FAZER PEDAGÓGICO, NO TOCANTE A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O PROVIMENTO DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA PARA OS ALUNOS. ESTA FORMAÇÃO CONTRIBUIU COM NOVAS METODOLOGIAS, ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS CAPAZES DE CONDUZIR OS ALUNOS AO ATO DE LER E ESCREVER. COM ESTE ESTUDO CONSTATAMOS A NECESSIDADE DE CONTÍNUO APERFEIÇOAMENTO DOS PROFESSORES