Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: AS PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DO PROGRAMA INTEGRA EDUCAÇÃO PARAÍBA NO MUNICÍPIO DE JUAREZ TÁVORA

Palavra-chaves: FORMAÇÃO CONTINUADA, INTEGRA-PB, LETRAMENTO, ALFABETIZAÇÃO, ENSINO FUNDAMENTAL Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 80855
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 1882
    "inscrito_id" => 1284
    "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: AS PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DO PROGRAMA INTEGRA EDUCAÇÃO PARAÍBA NO MUNICÍPIO DE JUAREZ TÁVORA"
    "resumo" => "OS DESAFIOS DA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA EXIGEM DOS PROFESSORES UM CONSTANTE APERFEIÇOAMENTO PARA DAREM SUPORTES AS SUAS PRÁTICAS EDUCATIVAS. DESSA FORMA, ESTE ESTUDO OBJETIVA-SE ANALISAR O PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DISPENSADA PELA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE JUAREZ TÁVORA AOS SEUS DOCENTES, COM VISTA A CONCRETUDE DO PROGRAMA INTEGRA EDUCAÇÃO-PB DO GOVERNO DO ESTADO SOBRE PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO. A QUESTÃO QUE NORTEIA ESSA INVESTIGAÇÃO É SABER COMO A FORMAÇÃO CONTINUADA SOBRE AS PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO QUE CONSTITUI O ESCOPO TEÓRICO E PRÁTICO DO PROGRAMA INTEGRA-PB, SE ATENDE AS REAIS NECESSIDADES QUE OS PROFESSORES ENFRENTAM EM SUAS SALAS DE AULA, E SE A MESMA PROPÕE RESULTADOS AO PONTO DE CONTRIBUIR COM A ELEVAÇÃO DOS ÍNDICES EDUCACIONAIS FRENTE O DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES DE LEITURA E ESCRITA E RESOLUÇÕES DE PROBLEMAS DOS ALUNOS. PARA TANTO, TRABALHAMOS COM OS ESTUDOS DE LETRAMENTOS A LUZ DE KLEIMAN (2017), ALFABETIZAÇÃO POR SOARES (2012), E FORMAÇÃO CONTINUADA NAS VISÕES DE IMBERNÓN (2010), ALARCÃO (2011) E NÓVOA (1995). UTILIZAMOS ENTREVISTA COM OS PROFESSORES PARA SONDAR SUAS CONCEPÇÕES SOBRE A FORMAÇÃO E OS IMPACTOS CAUSADOS POR ELA. PORTANTO, A PESQUISA OPORTUNIZOU AOS PROFESSORES UMA REFLEXÃO SOBRE O SEU FAZER PEDAGÓGICO, NO TOCANTE A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O PROVIMENTO DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA PARA OS ALUNOS. ESTA FORMAÇÃO CONTRIBUIU COM NOVAS METODOLOGIAS, ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS CAPAZES DE CONDUZIR OS ALUNOS AO ATO DE LER E ESCREVER. COM ESTE ESTUDO CONSTATAMOS A NECESSIDADE DE CONTÍNUO APERFEIÇOAMENTO DOS PROFESSORES"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO CONTINUADA, INTEGRA-PB, LETRAMENTO, ALFABETIZAÇÃO, ENSINO FUNDAMENTAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA101_ID1284_27092021200227.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WALDILSON DUARTE CAVALCANTE DE BARROS"
    "autor_nome_curto" => "WALDILSON"
    "autor_email" => "waldilsonduarte@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 80855
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 1882
    "inscrito_id" => 1284
    "titulo" => "FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: AS PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DO PROGRAMA INTEGRA EDUCAÇÃO PARAÍBA NO MUNICÍPIO DE JUAREZ TÁVORA"
    "resumo" => "OS DESAFIOS DA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA EXIGEM DOS PROFESSORES UM CONSTANTE APERFEIÇOAMENTO PARA DAREM SUPORTES AS SUAS PRÁTICAS EDUCATIVAS. DESSA FORMA, ESTE ESTUDO OBJETIVA-SE ANALISAR O PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DISPENSADA PELA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE JUAREZ TÁVORA AOS SEUS DOCENTES, COM VISTA A CONCRETUDE DO PROGRAMA INTEGRA EDUCAÇÃO-PB DO GOVERNO DO ESTADO SOBRE PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO. A QUESTÃO QUE NORTEIA ESSA INVESTIGAÇÃO É SABER COMO A FORMAÇÃO CONTINUADA SOBRE AS PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO QUE CONSTITUI O ESCOPO TEÓRICO E PRÁTICO DO PROGRAMA INTEGRA-PB, SE ATENDE AS REAIS NECESSIDADES QUE OS PROFESSORES ENFRENTAM EM SUAS SALAS DE AULA, E SE A MESMA PROPÕE RESULTADOS AO PONTO DE CONTRIBUIR COM A ELEVAÇÃO DOS ÍNDICES EDUCACIONAIS FRENTE O DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES DE LEITURA E ESCRITA E RESOLUÇÕES DE PROBLEMAS DOS ALUNOS. PARA TANTO, TRABALHAMOS COM OS ESTUDOS DE LETRAMENTOS A LUZ DE KLEIMAN (2017), ALFABETIZAÇÃO POR SOARES (2012), E FORMAÇÃO CONTINUADA NAS VISÕES DE IMBERNÓN (2010), ALARCÃO (2011) E NÓVOA (1995). UTILIZAMOS ENTREVISTA COM OS PROFESSORES PARA SONDAR SUAS CONCEPÇÕES SOBRE A FORMAÇÃO E OS IMPACTOS CAUSADOS POR ELA. PORTANTO, A PESQUISA OPORTUNIZOU AOS PROFESSORES UMA REFLEXÃO SOBRE O SEU FAZER PEDAGÓGICO, NO TOCANTE A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O PROVIMENTO DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA PARA OS ALUNOS. ESTA FORMAÇÃO CONTRIBUIU COM NOVAS METODOLOGIAS, ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS CAPAZES DE CONDUZIR OS ALUNOS AO ATO DE LER E ESCREVER. COM ESTE ESTUDO CONSTATAMOS A NECESSIDADE DE CONTÍNUO APERFEIÇOAMENTO DOS PROFESSORES"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO CONTINUADA, INTEGRA-PB, LETRAMENTO, ALFABETIZAÇÃO, ENSINO FUNDAMENTAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA101_ID1284_27092021200227.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WALDILSON DUARTE CAVALCANTE DE BARROS"
    "autor_nome_curto" => "WALDILSON"
    "autor_email" => "waldilsonduarte@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

OS DESAFIOS DA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA EXIGEM DOS PROFESSORES UM CONSTANTE APERFEIÇOAMENTO PARA DAREM SUPORTES AS SUAS PRÁTICAS EDUCATIVAS. DESSA FORMA, ESTE ESTUDO OBJETIVA-SE ANALISAR O PROCESSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DISPENSADA PELA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE JUAREZ TÁVORA AOS SEUS DOCENTES, COM VISTA A CONCRETUDE DO PROGRAMA INTEGRA EDUCAÇÃO-PB DO GOVERNO DO ESTADO SOBRE PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO. A QUESTÃO QUE NORTEIA ESSA INVESTIGAÇÃO É SABER COMO A FORMAÇÃO CONTINUADA SOBRE AS PRÁTICAS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO QUE CONSTITUI O ESCOPO TEÓRICO E PRÁTICO DO PROGRAMA INTEGRA-PB, SE ATENDE AS REAIS NECESSIDADES QUE OS PROFESSORES ENFRENTAM EM SUAS SALAS DE AULA, E SE A MESMA PROPÕE RESULTADOS AO PONTO DE CONTRIBUIR COM A ELEVAÇÃO DOS ÍNDICES EDUCACIONAIS FRENTE O DESENVOLVIMENTO DAS HABILIDADES DE LEITURA E ESCRITA E RESOLUÇÕES DE PROBLEMAS DOS ALUNOS. PARA TANTO, TRABALHAMOS COM OS ESTUDOS DE LETRAMENTOS A LUZ DE KLEIMAN (2017), ALFABETIZAÇÃO POR SOARES (2012), E FORMAÇÃO CONTINUADA NAS VISÕES DE IMBERNÓN (2010), ALARCÃO (2011) E NÓVOA (1995). UTILIZAMOS ENTREVISTA COM OS PROFESSORES PARA SONDAR SUAS CONCEPÇÕES SOBRE A FORMAÇÃO E OS IMPACTOS CAUSADOS POR ELA. PORTANTO, A PESQUISA OPORTUNIZOU AOS PROFESSORES UMA REFLEXÃO SOBRE O SEU FAZER PEDAGÓGICO, NO TOCANTE A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO CONTINUADA PARA O PROVIMENTO DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA PARA OS ALUNOS. ESTA FORMAÇÃO CONTRIBUIU COM NOVAS METODOLOGIAS, ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS CAPAZES DE CONDUZIR OS ALUNOS AO ATO DE LER E ESCREVER. COM ESTE ESTUDO CONSTATAMOS A NECESSIDADE DE CONTÍNUO APERFEIÇOAMENTO DOS PROFESSORES

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.