RESUMO
ESTE ESTUDO TEM COMO FINALIDADE PESQUISAR COMO OS PROFESSORES QUE ATUAM NO MUNICÍPIO DE ITABERABA NA BAHIA E SUAS RESPECTIVAS ESCOLAS ESTÃO ESTRUTURADOS PARA RECEPCIONAR E MANTER OS ALUNOS DEFICIENTES NO SISTEMA PÚBLICO, NO ENSINO FUNDAMENTAL. NESTE SENTIDO E EM DECORRÊNCIA DA SITUAÇÃO DE PANDEMIA, FOI DISTRIBUÍDO UM FORMULÁRIO DE ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA ON-LINE, PELO GOOGLE DOCS, PARA 12 PROFESSORES EM TRÊS ESCOLAS DO MUNICÍPIO E APÓS O RECEBIMENTO E ANÁLISES DAS RESPOSTAS POR OCORREREM ALGUMAS INCONSISTÊNCIAS NO CONJUNTO DAS RESPOSTAS FORAM FEITOS CONTATOS VIA “WATTS APP” ONDE AS QUESTÕES FICARAM MAIS BEM ESCLARECIDAS. APENAS NOVE PROFESSORAS RESPONDERAM ÀS ENTREVISTAS E APÓS AGRUPARMOS DAS RESPOSTAS CONFORME SIMILARIDADES FICARAM TRÊS GRUPOS QUE DENOMINAMOS DE P1, P2 E P3. OS RESULTADOS DÃO CONTA DE QUE AS PROFESSORAS QUESTIONAM MUITO SOBRE A FALTA DA FORMAÇÃO TANTO INICIAL QUANTO CONTINUADA, DA NÃO ESTRUTURAÇÃO TANTO DO PONTO DE VISTA FÍSICO QUANTO HUMANO NO QUE DIZ RESPEITO A TREINAMENTO A NÃO ADEQUAÇÃO DO CURRÍCULO PARA QUE ATENDA ÀS DIFERENTES DEMANDAS DO PROCESSO DE INCLUSÃO, PERMANÊNCIA E APRENDIZAGEM TANTO DOS ALUNOS DITOS NORMAIS QUANTO DOS DEFICIENTES. CONCLUÍMOS, PORTANTO, QUE O SISTEMA DE EDUCAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL DEVE REESTRUTURAR-SE DE ACORDO COM A LEGISLAÇÃO EM VIGOR COM FINS DE MELHORAR AS CONDIÇÕES FÍSICAS E HUMANAS PARA RECEPCIONAR, MANTER E MELHOR PREPARAR OS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL DEFICIENTE OU NÃO.