Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

RAMPAS E O TEOREMA DE PITÁGORAS: O ESTUDO SOBRE ACESSIBILIDADE NAS AULAS DE MATEMÁTICA

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Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

ESTE TRABALHO TEM COMO FOCO PRINCIPAL VERIFICAR SE A INCLINAÇÃO DAS RAMPAS DE ACESSO DA EEFM JOSÉ DE ALENCAR, LOCALIZADA EM FORTALEZA – CEARÁ, ESTÃO DE ACORDO COM NBR 9050/2004, PARA ISSO, UTILIZAREMOS O TEOREMA DE PITÁGORAS PARA ENCONTRARMOS O COMPRIMENTO DAS RAMPAS E EM SEGUIDA SUAS INCLINAÇÕES PARA COMPARARMOS COM A NORMA VIGENTE. DESSA FORMA, QUEREMOS PROPOR AOS ESTUDANTES UMA REFLEXÃO SOBRE A TEMÁTICA E A PERCEPÇÃO DA MATEMÁTICA COMO UMA FERRAMENTA EM PROL DA CIDADANIA. O TRABALHO RELATA AS INCLINAÇÕES MÁXIMAS, SEGUNDO A NBR, COMPARANDO-AS COM AS ESTRUTURAS EXISTENTES NA ESCOLA, POIS, ATRAVÉS DOS RESULTADOS OBTIDOS, PODEMOS SUGERIR MODIFICAÇÕES DE FORMA CONSCIENTE, COM O PROPÓSITO DE MELHORAR O ATENDIMENTO DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA OU MOBILIDADE REDUZIDA. ESTA É UMA PESQUISA DE ABORDAGEM QUANTITATIVA, ONDE SERÃO REALIZADAS MEDIÇÕES “IN LOCO” DE TODAS AS RAMPAS EXISTENTES NA ESCOLA PARA CALCULARMOS AS INCLINAÇÕES E DE PROCEDIMENTOS BIBLIOGRÁFICOS, ATRAVÉS DO LEVANTAMENTO A RESPEITO DA LEGISLAÇÃO, SOBRE ACESSIBILIDADE EM PRÉDIOS E LOCAIS PÚBLICOS. APRESENTAREMOS OS RESULTADOS USANDO O TEOREMA E CONCLUIREMOS ESTE TRABALHO PROPONDO MEDIDAS QUE ENVOLVAM POSSÍVEIS ADAPTAÇÕES ARQUITETÔNICAS.

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