ESTE PERÍODO DE CRISE SANITÁRIA MUNDIAL, PELA COVID-19, PROVOCOU MUDANÇAS SIGNIFICATIVAS EM ÂMBITO EDUCACIONAL. O ROMPIMENTO REPENTINO DO ENSINO PRESENCIAL PARA O ENSINO REMOTO, DESMASCAROU AS FRAGILIDADES SOCIAIS, CULTURAIS E ECONÔMICAS DE MUITOS PROFESSORES EM RELAÇÃO A OBTENÇÃO E O USO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS, ESSENCIAIS À MODALIDADE DE ENSINO IMPOSTA. A FUNDAMENTAÇÃO BASEIA-SE NOS ESTUDOS DE NASCIMENTO (2020), LEAL (2020), CORDEIRO (2020), SOUZA (2020) E ROSA (2020) COM OBJETIVO DE REFLETIR SOBRE OS DESAFIOS DOS DOCENTES NO ENSINO REMOTO. ESTA PESQUISA INVESTIGOU AS DIFICULDADES DE PROFESSORES DE ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS DE DIFERENTES NÍVEIS DE ENSINO, BÁSICO E SUPERIOR. UTILIZOU-SE A APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO SEMIESTRUTURADO, COM UM TOTAL DE 24 RESPONDENTES DE DIFERENTES LOCALIDADES DO ESTADO DO PARÁ: BELÉM, ANANINDEUA, CASTANHAL E PARAUAPEBAS.