O INGRESSO NA PÓS-GRADUAÇÃO NOS DEFRONTA COM A DESAFIADORA PRÁTICA DE ESCRITA DE UMA TESE OU DISSERTAÇÃO. O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO PENSAR SOBRE OS MODOS COMO ESCREVEMOS SOBRE OS SUJEITOS PESQUISADOS E PROBLEMATIZAR OS POSSÍVEIS EFEITOS DAS NOSSAS ESCRITAS. PARA FAZERMOS ESSA DISCUSSÃO, UTILIZAREMOS O APORTE TEÓRICO DE MICHEL FOUCAULT, ESPECIALMENTE SUAS NOÇÕES DE PRÁTICA DISCURSIVA E DE SUBJETIVAÇÃO, E TRAREMOS ELEMENTOS DE UMA DISSERTAÇÃO DE MESTRADO DEFENDIDA EM 2017, NA FACULDADE DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO-USP, INTITULADA: ´AMPLIAÇÃO DA JORNADA ESCOLAR: MAIS APRENDIZAGEM DE QUÊ?`. O TRABALHO DISCUTE SOBRE ALGUMAS PRECAUÇÕES EM RELAÇÃO AO MODO DE OPERAR COM OS DISCURSOS COM OS QUAIS ENTRAMOS EM CONTATO DURANTE A ESCRITA DE NOSSA DISSERTAÇÃO E SUSCITA REFLEXÕES SOBRE MODOS DE HABITAR A POSIÇÃO DE PESQUISADOR (A).