NESSE ARTIGO, DIALOGA-SE COM A OBRA DE PAULO FREIRE, ESTA QUE FUNDAMENTOU O TRABALHO DESENVOLVIDO NA EDUCAÇÃO DO CAMPO, POR MEIO DO PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA (PRONERA), NO MARANHÃO. NA REALIZAÇÃO DESSE PROGRAMA A PEDAGOGIA LIBERTADORA E A PEDAGOGIA DOS MOVIMENTOS SOCIAIS, PARTICULARMENTE, A DESENVOLVIDA PELO MOVIMENTO DOS TRABALHADORES RURAIS SEM TERRA (MST), TORNARAM-SE FUNDAMENTO METODOLÓGICO. ASSIM, O OBJETIVO É EXPLICITAR ESSE LEGADO, PARTICULARMENTE DIALOGANDO COM A PEDAGOGIA DA AUTONOMIA DE FREIRE, DEDICADA AOS EDUCADORES(AS) BRASILEIROS(AS). BUSCARAM-SE, AINDA, INTERLOCUTORES DE FREIRE E OUTROS AUTORES, QUE SE DEDICARAM A EXPLICITAR O QUÃO REVOLUCIONÁRIO ERA A PEDAGOGIA DE PAULO FREIRE POR CONCEBER A EDUCAÇÃO COMO PRÁTICA POLÍTICA LIBERTADORA. CONSIDERA-SE NECESSÁRIO, NA COMEMORAÇÃO DO SEU CENTENÁRIO DE NASCIMENTO, MANTER VIVO O LEGADO DE SUA OBRA EM DEFESA DA EDUCAÇÃO PÚBLICA NACIONAL.