Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

USO DE MATERIAL CONCRETO E DIGITAL COMO RECURSOS METODOLÓGICOS NO ENSINO-APRENDIAZEM DE MATEMÁTICA DE PESSOAS CEGAS OU COM BAIXA VISÃO

Palavra-chaves: DEFICIÊNCIA VISUAL, EDUCAÇÃO INCLUSIVA, METODOLOGIAS ACESSÍVEIS, ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA, Comunicação Oral (CO) GT 10 - Educação Especial
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 79885
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 571
    "inscrito_id" => 2852
    "titulo" => "USO DE MATERIAL CONCRETO E DIGITAL COMO RECURSOS METODOLÓGICOS NO ENSINO-APRENDIAZEM DE MATEMÁTICA DE PESSOAS CEGAS OU COM BAIXA VISÃO"
    "resumo" => "O ARTIGO APRESENTA METODOLOGIAS ACESS?VEIS PARA PESSOAS CEGAS OU COM BAIXA VIS?O APRENDEREM MATEM?TICA DE FORMA DIN?MICA E INTERATIVA, POIS OS MATERIAIS VOLTADOS ? EDUCA??O MATEM?TICA PARA ESSA PARCELA DA POPULA??O AINDA SE CARACTERIZAM COMO ESCASSOS E RESTRITOS. PROPOMOS A CONSTRU??O DE UMA ATIVIDADE L?DICA, QUE ABORDA CONTE?DOS B?SICOS DA MATEM?TICA, POSSIBILITANDO QUE OS ALUNOS RECONHE?AM OS N?MEROS NATURAIS A PARTIR DA REPRESENTA??O NO SISTEMA INDO-AR?BICO E NO SISTEMA BRAILLE. ESSE RECURSO REPRESENTA UM IMPORTANTE MECANISMO DE INCLUS?O, TENDO EM VISTA QUE PODE SER UTILIZADO POR TODOS OS ALUNOS DA TURMA, AL?M DE DISPOR DE UM PROCESSO SIMPLES DE CONSTRU??O, ENVOLVENDO ELEMENTOS E OBJETOS DO COTIDIANO. A PESQUISA TAMB?M DISCORRE SOBRE O PLANEJAMENTO, DESENVOLVIMENTO E UTILIZA??O DO SISTEMA BRAILLE EM MEIO AO PROGRESSO DA HUMANIDADE, ANALISANDO A FORMA COMO O MESMO ? EMPREGADO NO ATUAL ?MBITO DE ENSINO E A IMPORT?NCIA DESTE PARA AS PESSOAS CEGAS CONSTRU?REM UMA NOVA FORMA DE ENXERGAR O MUNDO. BASEANDO-SE NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) E NAS VIS?ES DE IMPORTANTES AUTORES, PRETENDE-SE AMPLIAR A ATEN??O SOCIAL OFERECIDA ?S PESSOAS COM DEFICI?NCIA VISUAL, VISTO QUE SE CARACTERIZA COMO LIMITADA OS ESTUDOS ACAD?MICOS DIRECIONADOS A PLENA INSER??O DOS INDIV?DUOS CEGOS OU COM BAIXA VIS?O NO ESPA?O ESCOLAR."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => "DEFICIÊNCIA VISUAL, EDUCAÇÃO INCLUSIVA, METODOLOGIAS ACESSÍVEIS, ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA110_ID2852_28072021171233.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ÉRICA ISABEL DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "ÉRICA SANTOS"
    "autor_email" => "erica203santos@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 79885
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 571
    "inscrito_id" => 2852
    "titulo" => "USO DE MATERIAL CONCRETO E DIGITAL COMO RECURSOS METODOLÓGICOS NO ENSINO-APRENDIAZEM DE MATEMÁTICA DE PESSOAS CEGAS OU COM BAIXA VISÃO"
    "resumo" => "O ARTIGO APRESENTA METODOLOGIAS ACESS?VEIS PARA PESSOAS CEGAS OU COM BAIXA VIS?O APRENDEREM MATEM?TICA DE FORMA DIN?MICA E INTERATIVA, POIS OS MATERIAIS VOLTADOS ? EDUCA??O MATEM?TICA PARA ESSA PARCELA DA POPULA??O AINDA SE CARACTERIZAM COMO ESCASSOS E RESTRITOS. PROPOMOS A CONSTRU??O DE UMA ATIVIDADE L?DICA, QUE ABORDA CONTE?DOS B?SICOS DA MATEM?TICA, POSSIBILITANDO QUE OS ALUNOS RECONHE?AM OS N?MEROS NATURAIS A PARTIR DA REPRESENTA??O NO SISTEMA INDO-AR?BICO E NO SISTEMA BRAILLE. ESSE RECURSO REPRESENTA UM IMPORTANTE MECANISMO DE INCLUS?O, TENDO EM VISTA QUE PODE SER UTILIZADO POR TODOS OS ALUNOS DA TURMA, AL?M DE DISPOR DE UM PROCESSO SIMPLES DE CONSTRU??O, ENVOLVENDO ELEMENTOS E OBJETOS DO COTIDIANO. A PESQUISA TAMB?M DISCORRE SOBRE O PLANEJAMENTO, DESENVOLVIMENTO E UTILIZA??O DO SISTEMA BRAILLE EM MEIO AO PROGRESSO DA HUMANIDADE, ANALISANDO A FORMA COMO O MESMO ? EMPREGADO NO ATUAL ?MBITO DE ENSINO E A IMPORT?NCIA DESTE PARA AS PESSOAS CEGAS CONSTRU?REM UMA NOVA FORMA DE ENXERGAR O MUNDO. BASEANDO-SE NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) E NAS VIS?ES DE IMPORTANTES AUTORES, PRETENDE-SE AMPLIAR A ATEN??O SOCIAL OFERECIDA ?S PESSOAS COM DEFICI?NCIA VISUAL, VISTO QUE SE CARACTERIZA COMO LIMITADA OS ESTUDOS ACAD?MICOS DIRECIONADOS A PLENA INSER??O DOS INDIV?DUOS CEGOS OU COM BAIXA VIS?O NO ESPA?O ESCOLAR."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 10 - Educação Especial"
    "palavra_chave" => "DEFICIÊNCIA VISUAL, EDUCAÇÃO INCLUSIVA, METODOLOGIAS ACESSÍVEIS, ENSINO-APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA, "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA110_ID2852_28072021171233.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ÉRICA ISABEL DOS SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "ÉRICA SANTOS"
    "autor_email" => "erica203santos@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE (UFCG)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

O ARTIGO APRESENTA METODOLOGIAS ACESS?VEIS PARA PESSOAS CEGAS OU COM BAIXA VIS?O APRENDEREM MATEM?TICA DE FORMA DIN?MICA E INTERATIVA, POIS OS MATERIAIS VOLTADOS ? EDUCA??O MATEM?TICA PARA ESSA PARCELA DA POPULA??O AINDA SE CARACTERIZAM COMO ESCASSOS E RESTRITOS. PROPOMOS A CONSTRU??O DE UMA ATIVIDADE L?DICA, QUE ABORDA CONTE?DOS B?SICOS DA MATEM?TICA, POSSIBILITANDO QUE OS ALUNOS RECONHE?AM OS N?MEROS NATURAIS A PARTIR DA REPRESENTA??O NO SISTEMA INDO-AR?BICO E NO SISTEMA BRAILLE. ESSE RECURSO REPRESENTA UM IMPORTANTE MECANISMO DE INCLUS?O, TENDO EM VISTA QUE PODE SER UTILIZADO POR TODOS OS ALUNOS DA TURMA, AL?M DE DISPOR DE UM PROCESSO SIMPLES DE CONSTRU??O, ENVOLVENDO ELEMENTOS E OBJETOS DO COTIDIANO. A PESQUISA TAMB?M DISCORRE SOBRE O PLANEJAMENTO, DESENVOLVIMENTO E UTILIZA??O DO SISTEMA BRAILLE EM MEIO AO PROGRESSO DA HUMANIDADE, ANALISANDO A FORMA COMO O MESMO ? EMPREGADO NO ATUAL ?MBITO DE ENSINO E A IMPORT?NCIA DESTE PARA AS PESSOAS CEGAS CONSTRU?REM UMA NOVA FORMA DE ENXERGAR O MUNDO. BASEANDO-SE NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) E NAS VIS?ES DE IMPORTANTES AUTORES, PRETENDE-SE AMPLIAR A ATEN??O SOCIAL OFERECIDA ?S PESSOAS COM DEFICI?NCIA VISUAL, VISTO QUE SE CARACTERIZA COMO LIMITADA OS ESTUDOS ACAD?MICOS DIRECIONADOS A PLENA INSER??O DOS INDIV?DUOS CEGOS OU COM BAIXA VIS?O NO ESPA?O ESCOLAR.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.