O ARTIGO APRESENTA METODOLOGIAS ACESS?VEIS PARA PESSOAS CEGAS OU COM BAIXA VIS?O APRENDEREM MATEM?TICA DE FORMA DIN?MICA E INTERATIVA, POIS OS MATERIAIS VOLTADOS ? EDUCA??O MATEM?TICA PARA ESSA PARCELA DA POPULA??O AINDA SE CARACTERIZAM COMO ESCASSOS E RESTRITOS. PROPOMOS A CONSTRU??O DE UMA ATIVIDADE L?DICA, QUE ABORDA CONTE?DOS B?SICOS DA MATEM?TICA, POSSIBILITANDO QUE OS ALUNOS RECONHE?AM OS N?MEROS NATURAIS A PARTIR DA REPRESENTA??O NO SISTEMA INDO-AR?BICO E NO SISTEMA BRAILLE. ESSE RECURSO REPRESENTA UM IMPORTANTE MECANISMO DE INCLUS?O, TENDO EM VISTA QUE PODE SER UTILIZADO POR TODOS OS ALUNOS DA TURMA, AL?M DE DISPOR DE UM PROCESSO SIMPLES DE CONSTRU??O, ENVOLVENDO ELEMENTOS E OBJETOS DO COTIDIANO. A PESQUISA TAMB?M DISCORRE SOBRE O PLANEJAMENTO, DESENVOLVIMENTO E UTILIZA??O DO SISTEMA BRAILLE EM MEIO AO PROGRESSO DA HUMANIDADE, ANALISANDO A FORMA COMO O MESMO ? EMPREGADO NO ATUAL ?MBITO DE ENSINO E A IMPORT?NCIA DESTE PARA AS PESSOAS CEGAS CONSTRU?REM UMA NOVA FORMA DE ENXERGAR O MUNDO. BASEANDO-SE NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC) E NAS VIS?ES DE IMPORTANTES AUTORES, PRETENDE-SE AMPLIAR A ATEN??O SOCIAL OFERECIDA ?S PESSOAS COM DEFICI?NCIA VISUAL, VISTO QUE SE CARACTERIZA COMO LIMITADA OS ESTUDOS ACAD?MICOS DIRECIONADOS A PLENA INSER??O DOS INDIV?DUOS CEGOS OU COM BAIXA VIS?O NO ESPA?O ESCOLAR.