OBJETIVO DO PRESENTE ESCRITO É DISCUTIR A PARTIR DE UM AUTORRELATO O DESENVOLVIMENTO DA PRÁTICA DE MONITORIA NA MODALIDADE REMOTA. A MONITORIA É UMA ATIVIDADE PROJETADA PARA INTEGRAR OS GRADUANDOS COM SUA ÁREA DE FORMAÇÃO, ESTABELECENDO A POSSIBILIDADE DE VIVÊNCIA A TEORIA OBTIDA EM SALA DE AULA E A PRÁTICA. ELA AINDA PROMOVE A COOPERAÇÃO E A TROCA DE CONHECIMENTO ENTRE DISCENTES MONITORES E DOCENTES. FORAM UTILIZADOS COMO METODOLOGIA DE ESTUDO, A PESQUISA BIBLIOGRÁFICA DE CUNHO QUALITATIVA E O RELATO DE EXPERIÊNCIA CONSTRUÍDO A PARTIR DA VIVÊNCIA COTIDIANA DO TRABALHO REALIZADO PELA MONITORA NA DISCIPLINA DE PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO I, DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM PEDAGOGIA, NA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ – UESPI, CAMPUS PICOS-PI. AS ANÁLISES REALIZADAS VERIFICAM QUE A MONITORIA É UMA FERRAMENTA DE SUMA IMPORTÂNCIA, TANTO PARA FORMAÇÃO ACADÊMICA DO MONITOR, COMO PARA OS PROFESSORES QUE VEEM NO MONITOR UM AGENTE QUE OS AUXILIA EM SUAS NECESSIDADES, TENDO NO MONITOR UM APOIO QUE CONTRIBUIRÁ PARA O DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS COM MAIOR EFETIVIDADE. SER MONITORA PROPORCIONOU UMA MAIOR EFICIÊNCIA PARA OBTER CONHECIMENTOS, DESENVOLVER UM RACIOCÍNIO ABSTRATO MAIS APURADO E PENSAR DE FORMA MAIS CRÍTICA. TODAS ESSAS CONTRIBUIÇÕES TORNA O ACADÊMICO MUITO MAIS APTA PARA TRANSMITIR SEU CONHECIMENTO E APRENDIZADO. CONSIDERA-SE QUE A MONITORIA É ESSENCIAL PARA FORTALECER O ENSINO E A APRENDIZAGEM ACADÊMICA E CONTRIBUI PARA A FORMAÇÃO DOS ALUNOS.