ESSE ARTIGO ? UM RECORTE DE UMA PESQUISA EM ANDAMENTO NO ?MBITO DO PROGRAMA DE P?S-GRADUA??O EM ENSINO DE CI?NCIAS E HUMANIDADES ? PPGECH DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS, UNIDADE ACAD?MICA DE HUMAIT?/AM (UFAM/IEAA), PESQUISA NA QUAL O OBJETIVO CENTRAL ? ANALISAR AS QUEST?ES ?TNICO-RACIAIS PRESENTES NOS CADERNOS ALUNOS INSERIDOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL. NESTE RECORTE, DE FORMA ESPEC?FICA, LEVANTAMOS ALGUMAS PRODU??ES CIENT?FICAS NA BIBLIOTECA DIGITAL DE TESES E DISSERTA??ES (BDTD) QUE TIVERAM COMO FOCO DE INVESTIGA??O, A APLICABILIDADE DA LEI 11.645/2008 NOS CONTE?DOS ESCOLARES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E PESQUISAS QUE TIVERAM CADERNOS ESCOLARES COMO MATERIAL EMP?RICO EM SUAS AN?LISES E QUE CONTINHAM A TEM?TICA AQUI POSTA COMO FOCO. AS LENTES TE?RICAS UTILIZADAS NESTA ABORDAGEM EST?O AMPARADAS NAS PERSPECTIVAS DE PREFIXO ?P?S?, OU SEJA, P?S-CR?TICO, P?S-MODERNO, P?S-COLONIAL, ESTUDOS CULTURAIS (EC), ESTUDOS SOBRE RA?A, E OUTROS ESTUDOS QUE SE ARTICULAM ?S PERSPECTIVAS ?P?S?, COMO O GRUPO MODERNIDADE/COLONIALIDADE. OS RESULTADOS APONTAM QUE, COM BASE NOS TRABALHOS IDENTIFICADOS, H? MUITAS LACUNAS DEIXADAS QUANDO SE TRATA DA APLICABILIDADE DA LEI 11.645/2008 NOS CONTE?DOS ESCOLARES REGISTRADOS NOS CADERNOS DOS ALUNOS.