COM O APARECIMENTO DO NOVO CORONAVÍRUS SARS-COV-2 (COVID-19), AS INSTITUIÇÕES DE ENSINO FORAM SUBMETIDAS A UMA MIGRAÇÃO DO SISTEMA PRESENCIAL PARA O ON-LINE. DESSA MANEIRA, HOUVE A NECESSIDADE DOS PROFESSORES DE SE ADAPTAREM ÀS NOVAS MUDANÇAS DO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, A PARTIR DA UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS. NESTE ÍNTERIM, TEM COMO PROBLEMÁTICA: COMO ACONTECE A PRÁTICA DOCENTE NO ENSINO REMOTO COM A INSERÇÃO DAS METODOLOGIAS ATIVAS? PARA DIALOGAR COM A QUESTÃO DE PESQUISA, O OBJETIVO DESTE ESTUDO É ANALISAR OS IMPACTOS DO ENSINO REMOTO NA PRÁTICA DOCENTE QUANTO À INSERÇÃO DAS METODOLOGIAS ATIVAS NO PROCESSO EDUCATIVO. QUANTO À REVISÃO DE LITERATURA, TEM COMO BASE PRINCIPAL OS SEGUINTES AUTORES: BACICH E MORAN (2018), KENSKI (2015) E FREIRE (2021). ADEMAIS, ESTA PESQUISA PAUTA-SE NA ABORDAGEM QUALITATIVA E SE FUNDAMENTA NO ESTUDO DESCRITO E EXPLICATIVO. TEM COMO RESULTADOS PARCIAIS QUE O EXERCÍCIO DA DOCÊNCIA EM TEMPOS DE PANDEMIA ACARRETOU UMA POSTURA MAIS OUSADA POR PARTE DOS PROFESSORES, VISTO QUE A CARÊNCIA DE FORMAÇÃO AOS MEIOS TECNOLÓGICOS É UMA REALIDADE CONSTANTE. ENTRETANTO, VÊ-SE TAMBÉM A NECESSIDADE DE FORMAÇÃO PERMANENTE NO INTUITO DE ATENDER O ATUAL CONTEXTO DE ENSINO REMOTO MEDIADO FERRAMENTAS DIGITAIS. SOB ESTE VIÉS, APESAR DAS DIFICULDADES DESTE PERÍODO, INCENTIVA-SE OS EDUCADORES AO APRIMORAMENTO DE TAIS COMPETÊNCIAS E HABILIDADES, PROPORCIONANDO MUDANÇAS NAS FORMAS DE ENSINO E REFLEXÕES ACERCA DA SUA PRÁTICA COTIDIANA.