O REFERIDO ARTIGO TEM COMO OBJETIVO PRINCIPAL ANALISAR A IMPORTÂNCIA DA PEDAGOGIA DE PROJETOS COMO METODOLOGIA PARA O DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS DOS ALUNOS E NA PREVENÇÃO À VIOLÊNCIA ESCOLAR. NESSE SENTIDO, A REVISÃO INTEGRATIVA FOI REALIZADA EM DUAS BASES DE DADOS COM FOCO EM ARTIGOS QUE ABORDASSEM O DESENVOLVIMENTO SOCIOEMOCIONAL NOS ESTUDANTES E O PAPEL DA PEDAGOGIA DE PROJETOS NO TOCANTE AO DESENVOLVIMENTO DESSAS HABILIDADES SOCIAIS E EMOCIONAIS E NO COMBATE E PREVENÇÃO À VIOLÊNCIA NA ESCOLA. A PARTIR DESSE ESTUDO, PODE-SE INFERIR QUE O TRABALHO NA PERSPECTIVA DE PROJETOS CONTRIBUI PARA ATENUAR, PREVENIR E COMBATER A VIOLÊNCIA ESCOLAR COM REFERÊNCIA À VALORIZAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS. ENTRETANTO, OS RESULTADOS APONTAM QUE HÁ POUCOS ESTUDOS DIRECIONADOS À FORMULAÇÃO E EXECUÇÃO DE PROJETOS NO TRABALHO INTENCIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO DESSAS COMPETÊNCIAS EM SALA DE AULA NO COMBATE E PREVENÇÃO À VIOLÊNCIA NA ESCOLA. NO ENTANTO, OS TRABALHOS AQUI SELECIONADOS ASSINALAM QUE A ESCOLA TEM PAPEL FUNDAMENTAL NA FORMAÇÃO ÉTICA E CIDADÃ DO ALUNO E QUE OS PROFESSORES PODEM E DEVEM SER OS MEDIADORES DESSE ENSINO E APRENDIZAGEM CONJUGANDO OS CONTEÚDOS DO CURRÍCULO COM O DESENVOLVIMENTO SOCIOEMOCIONAL DOS EDUCANDOS. A PARTIR DESSES ACHADOS, IDENTIFICOU-SE A NECESSIDADE DE SEREM IMPLEMENTADAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E METODOLÓGICAS PAUTADAS NA VALORIZAÇÃO DOS SENTIMENTOS E EMOÇÕES DOS ALUNOS PARA QUE POSSAM CORROBORAR EFETIVAMENTE PARA A PROMOÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO INTEGRAL ARTICULADA AOS VALORES HUMANOS E PARA A DIMINUIÇÃO DOS ÍNDICES DA VIOLÊNCIA ESCOLAR.