A IMPORTÂNCIA DA PEDAGOGIA DE PROJETOS COMO METODOLOGIA PARA O DESENVOLVIMENTO SOCIOEMOCIONAL DOS ALUNOS E NA PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA ESCOLAR
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 80283 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 1065 "inscrito_id" => 1039 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA PEDAGOGIA DE PROJETOS COMO METODOLOGIA PARA O DESENVOLVIMENTO SOCIOEMOCIONAL DOS ALUNOS E NA PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA ESCOLAR" "resumo" => "O REFERIDO ARTIGO TEM COMO OBJETIVO PRINCIPAL ANALISAR A IMPORTÂNCIA DA PEDAGOGIA DE PROJETOS COMO METODOLOGIA PARA O DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS DOS ALUNOS E NA PREVENÇÃO À VIOLÊNCIA ESCOLAR. NESSE SENTIDO, A REVISÃO INTEGRATIVA FOI REALIZADA EM DUAS BASES DE DADOS COM FOCO EM ARTIGOS QUE ABORDASSEM O DESENVOLVIMENTO SOCIOEMOCIONAL NOS ESTUDANTES E O PAPEL DA PEDAGOGIA DE PROJETOS NO TOCANTE AO DESENVOLVIMENTO DESSAS HABILIDADES SOCIAIS E EMOCIONAIS E NO COMBATE E PREVENÇÃO À VIOLÊNCIA NA ESCOLA. A PARTIR DESSE ESTUDO, PODE-SE INFERIR QUE O TRABALHO NA PERSPECTIVA DE PROJETOS CONTRIBUI PARA ATENUAR, PREVENIR E COMBATER A VIOLÊNCIA ESCOLAR COM REFERÊNCIA À VALORIZAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS. ENTRETANTO, OS RESULTADOS APONTAM QUE HÁ POUCOS ESTUDOS DIRECIONADOS À FORMULAÇÃO E EXECUÇÃO DE PROJETOS NO TRABALHO INTENCIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO DESSAS COMPETÊNCIAS EM SALA DE AULA NO COMBATE E PREVENÇÃO À VIOLÊNCIA NA ESCOLA. NO ENTANTO, OS TRABALHOS AQUI SELECIONADOS ASSINALAM QUE A ESCOLA TEM PAPEL FUNDAMENTAL NA FORMAÇÃO ÉTICA E CIDADÃ DO ALUNO E QUE OS PROFESSORES PODEM E DEVEM SER OS MEDIADORES DESSE ENSINO E APRENDIZAGEM CONJUGANDO OS CONTEÚDOS DO CURRÍCULO COM O DESENVOLVIMENTO SOCIOEMOCIONAL DOS EDUCANDOS. A PARTIR DESSES ACHADOS, IDENTIFICOU-SE A NECESSIDADE DE SEREM IMPLEMENTADAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E METODOLÓGICAS PAUTADAS NA VALORIZAÇÃO DOS SENTIMENTOS E EMOÇÕES DOS ALUNOS PARA QUE POSSAM CORROBORAR EFETIVAMENTE PARA A PROMOÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO INTEGRAL ARTICULADA AOS VALORES HUMANOS E PARA A DIMINUIÇÃO DOS ÍNDICES DA VIOLÊNCIA ESCOLAR." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18 – Educação Emocional" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO EMOCIONAL, COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS, VALORES HUMANOS, VIOLÊNCIA ESCOLAR, PEDAGOGIA DE PROJETOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA118_ID1039_12082021000853.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THAMIRES QUEIROZ CASTRO" "autor_nome_curto" => "THAMIRES QUEIROZ CASTRO" "autor_email" => "thamiresqueiroz@gmail.com" "autor_ies" => "SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SEDUC" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 80283 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 1065 "inscrito_id" => 1039 "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA PEDAGOGIA DE PROJETOS COMO METODOLOGIA PARA O DESENVOLVIMENTO SOCIOEMOCIONAL DOS ALUNOS E NA PREVENÇÃO DA VIOLÊNCIA ESCOLAR" "resumo" => "O REFERIDO ARTIGO TEM COMO OBJETIVO PRINCIPAL ANALISAR A IMPORTÂNCIA DA PEDAGOGIA DE PROJETOS COMO METODOLOGIA PARA O DESENVOLVIMENTO DAS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS DOS ALUNOS E NA PREVENÇÃO À VIOLÊNCIA ESCOLAR. NESSE SENTIDO, A REVISÃO INTEGRATIVA FOI REALIZADA EM DUAS BASES DE DADOS COM FOCO EM ARTIGOS QUE ABORDASSEM O DESENVOLVIMENTO SOCIOEMOCIONAL NOS ESTUDANTES E O PAPEL DA PEDAGOGIA DE PROJETOS NO TOCANTE AO DESENVOLVIMENTO DESSAS HABILIDADES SOCIAIS E EMOCIONAIS E NO COMBATE E PREVENÇÃO À VIOLÊNCIA NA ESCOLA. A PARTIR DESSE ESTUDO, PODE-SE INFERIR QUE O TRABALHO NA PERSPECTIVA DE PROJETOS CONTRIBUI PARA ATENUAR, PREVENIR E COMBATER A VIOLÊNCIA ESCOLAR COM REFERÊNCIA À VALORIZAÇÃO DOS DIREITOS HUMANOS. ENTRETANTO, OS RESULTADOS APONTAM QUE HÁ POUCOS ESTUDOS DIRECIONADOS À FORMULAÇÃO E EXECUÇÃO DE PROJETOS NO TRABALHO INTENCIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO DESSAS COMPETÊNCIAS EM SALA DE AULA NO COMBATE E PREVENÇÃO À VIOLÊNCIA NA ESCOLA. NO ENTANTO, OS TRABALHOS AQUI SELECIONADOS ASSINALAM QUE A ESCOLA TEM PAPEL FUNDAMENTAL NA FORMAÇÃO ÉTICA E CIDADÃ DO ALUNO E QUE OS PROFESSORES PODEM E DEVEM SER OS MEDIADORES DESSE ENSINO E APRENDIZAGEM CONJUGANDO OS CONTEÚDOS DO CURRÍCULO COM O DESENVOLVIMENTO SOCIOEMOCIONAL DOS EDUCANDOS. A PARTIR DESSES ACHADOS, IDENTIFICOU-SE A NECESSIDADE DE SEREM IMPLEMENTADAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E METODOLÓGICAS PAUTADAS NA VALORIZAÇÃO DOS SENTIMENTOS E EMOÇÕES DOS ALUNOS PARA QUE POSSAM CORROBORAR EFETIVAMENTE PARA A PROMOÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO INTEGRAL ARTICULADA AOS VALORES HUMANOS E PARA A DIMINUIÇÃO DOS ÍNDICES DA VIOLÊNCIA ESCOLAR." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 18 – Educação Emocional" "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO EMOCIONAL, COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS, VALORES HUMANOS, VIOLÊNCIA ESCOLAR, PEDAGOGIA DE PROJETOS" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA118_ID1039_12082021000853.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "THAMIRES QUEIROZ CASTRO" "autor_nome_curto" => "THAMIRES QUEIROZ CASTRO" "autor_email" => "thamiresqueiroz@gmail.com" "autor_ies" => "SECRETARIA DE EDUCAÇÃO SEDUC" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }