OS IMPACTOS DA GAMIFICAÇÃO E A INTERDISCIPLINARIDADE NOS ÍNDICES DE PERMANÊNCIA E ÊXITO
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 79631 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 278 "inscrito_id" => 2402 "titulo" => "OS IMPACTOS DA GAMIFICAÇÃO E A INTERDISCIPLINARIDADE NOS ÍNDICES DE PERMANÊNCIA E ÊXITO" "resumo" => "DESPERTAR O INTERESSE DOS DISCENTES SOBRE OS ASSUNTOS ABORDADOS DURANTE AS AULAS É UM DOS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA. POR ISSO, OS CONCEITOS DE INTERDISCIPLINARIDADE E GAMIFICAÇÃO ESTABELECEM UMA CONEXÃO ENTRE O SER, A SUA MANEIRA DE FAZER, A VIVER EM COMUNIDADE E APRENDER A CONHECER, SEM QUE ANULEM AS DISCIPLINAS, MAS MUITO PELO CONTRÁRIO PROPORCIONE O DIÁLOGO ENTRE AS MESMAS DE FORMA A PROMOVER A PRÁTICA EDUCACIONAL DE UMA FORMA INOVADORA E MENOS CONSERVADORA, POSSIBILITANDO ASSIM UMA FORMAÇÃO OMNILATERAL. O PRESENTE ARTIGO É REFERENTE A UM PROJETO DE ENSINO, COM CARÁTER INTERDISCIPLINAR E SEUS RESPECTIVOS RESULTADOS. O PROJETO INTITULADO COMO GINCANA INTERDISCIPLINAR BUSCOU A CONSTRUÇÃO DE SABERES PRINCIPALMENTE COM BASE NO CONHECIMENTO PRÉVIO, DAS HABILIDADES, DOS INTERESSES, DOS VALORES, JULGAMENTOS E TOMADA DE DECISÃO DOS PARTICIPANTES, DE FORMA A AMPLIAR A POSSIBILIDADE DE SE TRABALHAR DE FORMA COLABORATIVA DESENVOLVENDO SOLIDARIEDADE, RESPEITO E A CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA ATRAVÉS DE UMA METODOLOGIA DE ENSINO DINÂMICA E MENOS CONSERVADORA, TENDO COMO METODOLOGIAS NORTEADORAS: CONCEITOS DO ENSINO CONSTRUTIVISTA, SALA DE AULA INVERTIDA CONTRIBUINDO PARA A FORMAÇÃO OMNILATERAL. OS RESULTADOS OBTIDOS ATRAVÉS DA APLICAÇÃO DA GAMIFICAÇÃO SÃO SATISFATÓRIOS E MOTIVANTES, POIS O PROJETO PROMOVEU A REDUÇÃO SIGNIFICATIVA DO NÚMERO DE ALUNOS EM RECUPERAÇÃO E PROVAS FINAIS, BEM COMO IMPACTANDO DIRETAMENTE NO NÚMERO DE ALUNOS QUE EVADIRAM DA ESCOLA, CONTRIBUINDO POSITIVAMENTE PARA A MELHORIA DOS ÍNDICES DE PERMANÊNCIA E ÊXITO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => "ENSINO, INTERDISCIPLINARIDADE, GAMIFICAÇÃO, PERMANÊNCIA, ÊXITO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "6582f1ce4dacb_20122023105318.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => "2023-12-20 10:53:18" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SANDRO BALDO" "autor_nome_curto" => "SANDRO BALDO" "autor_email" => "sandro.baldo@ifsudestemg." "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DO SUDESTE DE MINAS GERAIS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 79631 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 278 "inscrito_id" => 2402 "titulo" => "OS IMPACTOS DA GAMIFICAÇÃO E A INTERDISCIPLINARIDADE NOS ÍNDICES DE PERMANÊNCIA E ÊXITO" "resumo" => "DESPERTAR O INTERESSE DOS DISCENTES SOBRE OS ASSUNTOS ABORDADOS DURANTE AS AULAS É UM DOS DESAFIOS DA EDUCAÇÃO CONTEMPORÂNEA. POR ISSO, OS CONCEITOS DE INTERDISCIPLINARIDADE E GAMIFICAÇÃO ESTABELECEM UMA CONEXÃO ENTRE O SER, A SUA MANEIRA DE FAZER, A VIVER EM COMUNIDADE E APRENDER A CONHECER, SEM QUE ANULEM AS DISCIPLINAS, MAS MUITO PELO CONTRÁRIO PROPORCIONE O DIÁLOGO ENTRE AS MESMAS DE FORMA A PROMOVER A PRÁTICA EDUCACIONAL DE UMA FORMA INOVADORA E MENOS CONSERVADORA, POSSIBILITANDO ASSIM UMA FORMAÇÃO OMNILATERAL. O PRESENTE ARTIGO É REFERENTE A UM PROJETO DE ENSINO, COM CARÁTER INTERDISCIPLINAR E SEUS RESPECTIVOS RESULTADOS. O PROJETO INTITULADO COMO GINCANA INTERDISCIPLINAR BUSCOU A CONSTRUÇÃO DE SABERES PRINCIPALMENTE COM BASE NO CONHECIMENTO PRÉVIO, DAS HABILIDADES, DOS INTERESSES, DOS VALORES, JULGAMENTOS E TOMADA DE DECISÃO DOS PARTICIPANTES, DE FORMA A AMPLIAR A POSSIBILIDADE DE SE TRABALHAR DE FORMA COLABORATIVA DESENVOLVENDO SOLIDARIEDADE, RESPEITO E A CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA ATRAVÉS DE UMA METODOLOGIA DE ENSINO DINÂMICA E MENOS CONSERVADORA, TENDO COMO METODOLOGIAS NORTEADORAS: CONCEITOS DO ENSINO CONSTRUTIVISTA, SALA DE AULA INVERTIDA CONTRIBUINDO PARA A FORMAÇÃO OMNILATERAL. OS RESULTADOS OBTIDOS ATRAVÉS DA APLICAÇÃO DA GAMIFICAÇÃO SÃO SATISFATÓRIOS E MOTIVANTES, POIS O PROJETO PROMOVEU A REDUÇÃO SIGNIFICATIVA DO NÚMERO DE ALUNOS EM RECUPERAÇÃO E PROVAS FINAIS, BEM COMO IMPACTANDO DIRETAMENTE NO NÚMERO DE ALUNOS QUE EVADIRAM DA ESCOLA, CONTRIBUINDO POSITIVAMENTE PARA A MELHORIA DOS ÍNDICES DE PERMANÊNCIA E ÊXITO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 20 - Educação Profissional e Tecnológica" "palavra_chave" => "ENSINO, INTERDISCIPLINARIDADE, GAMIFICAÇÃO, PERMANÊNCIA, ÊXITO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "6582f1ce4dacb_20122023105318.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => "2023-12-20 10:53:18" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SANDRO BALDO" "autor_nome_curto" => "SANDRO BALDO" "autor_email" => "sandro.baldo@ifsudestemg." "autor_ies" => "INSTITUTO FEDERAL DO SUDESTE DE MINAS GERAIS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }