ESTA PESQUISA QUALITATIVA PARTE DA COMPREENSÃO DA AVALIAÇÃO COMO COMPONENTE INTRÍNSECO AO MOVIMENTO DE ENSINO E APRENDIZAGEM NA PERSPECTIVA HISTÓRICO-CULTURAL. BUSCA COMPREENDER E EXPLICITAR A SIGNIFICAÇÃO E A VIVÊNCIA DA AVALIAÇÃO COMO UNIDADE MEDIADORA NO PROCESSO EM QUE O OBJETO DO CONHECIMENTO HUMANO, REVELA-SE ÀS GERAÇÕES POSTERIORES COMO OBJETOS DE ENSINO. INDICA-SE COMO AS NECESSIDADES SUBJACENTES AO USO DA AVALIAÇÃO E OS MOTIVOS QUE A SUSTENTAM PARA VERIFICAÇÃO DOS CONHECIMENTOS A TÊM CONFIGURADO COMO MODELADORA DA PRÁTICA DOCENTE, DETERMINANDO, MUITAS VEZES, O CURRÍCULO E OS OBJETIVOS DO ENSINO. NA BUSCA DE UMA CONCEITUALIZAÇÃO, PROCURA-SE DESLOCÁ-LA DE SEU LUGAR DE MEDIDORA, PARA OCUPAR O DE MEDIADORA, POSSIBILITANDO AOS SUJEITOS, EM ATIVIDADE DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM, COMPREENDÊ-LA COMO POSSIBILIDADE DE ANÁLISE E SÍNTESE DA RELAÇÃO ENSINO-APRENDIZAGEM, COM VISTAS À FORMAÇÃO DO PENSAMENTO TEÓRICO. O TRABALHO ALICERÇA-SE EM QUATRO MOVIMENTOS INTERDEPENDENTES: PRINCÍPIOS, PROPOSTAS, PRÁTICAS E POSSIBILIDADES. APRESENTA-SE A RELAÇÃO ENTRE OS PRINCÍPIOS DA AVALIAÇÃO DIALÉTICA, VINCULANDO-OS AOS PRECEITOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DA ATIVIDADE ORIENTADORA DE ENSINO, EM QUE A AVALIAÇÃO DIALÉTICA SE CONSTITUI COMO UNIDADE NA TOTALIDADE DA ATIVIDADE DOCENTE. POR FIM, APRESENTA-SE UMA HISTÓRIA VIRTUAL EM QUE A AVALIAÇÃO DIALÉTICA SE CONSTITUI COMO TOMADA DE CONSCIÊNCIA SOBRE AS ETAPAS DA ATIVIDADE DE ENSINO.