RELATO DE EXPERIÊNCIA NA AULA DE ESTUDO ORIENTADO, COM ALUNOS DA 3º ANO DO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA PÚBLICA INTEGRAL DA PARAÍBA
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 81462 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 2834 "inscrito_id" => 8598 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA NA AULA DE ESTUDO ORIENTADO, COM ALUNOS DA 3º ANO DO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA PÚBLICA INTEGRAL DA PARAÍBA" "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO RELATAR A APLICAÇÃO DE UMA TÉCNICA DE ESTUDO NA AULA DE ESTUDO ORIENTADO, EM UMA ESCOLA ESTADUAL INTEGRAL DA PARAÍBA. APRENDER REQUER ESFORÇOS TÉCNICOS, COGNITIVOS E FÍSICOS, PERCEBE-SE A FALTA DE INTERESSE E A DESMOTIVAÇÃO DOS ESTUDANTES AO QUERER ESTUDAR. A PROPOSTA É DESENVOLVER UMA TÉCNICA DE ESTUDO QUE ORGANIZE SEUS ESTUDOS DE FORMA CRONOLÓGICA COM AJUDA DE OUTRAS TÉCNICAS AUXILIARES. A COMPREENSÃO DESSE TIPO DE PROPOSTA PODE AJUDAR OS ESTUDANTES EM SEU DESENVOLVIMENTO COGNITIVO, FACILITANDO A ORGANIZAÇÃO DE SEUS ESTUDOS E LEVANDO A COMPREENSÃO DA IMPORTÂNCIA DE ESTUDAR. A AULA FOI MINISTRADA POR VOLUNTÁRIOS DO PIBID EM UMA TURMA DE 3° ANO DO ENSINO MÉDIO. O PIBID TEM COMO OBJETIVO FORMAR PROFESSORES QUALIFICADOS PARA O ENSINO BÁSICO, INSERINDO O ALUNO DURANTE A GRADUAÇÃO, PARA ENTENDER O CONTEXTO ESCOLAR E SEUS DESAFIOS, APROXIMANDO A TEORIA DA PRÁTICA. A AULA FOI DIVIDIDA EM QUATRO MOMENTOS, INICIALMENTE PERGUNTAMOS PARA ELES O MOTIVO DE ESTUDAREM, LOGO EM SEGUIDA, MOSTRAMOS RAZÕES PARA ELES APRENDEREM, PROSSEGUINDO COM NOSSA METODOLOGIA EXPLICANDO A NECESSIDADE DE COLOCA EM PRÁTICA OS DIFERENTES TIPOS DE TÉCNICAS DE ESTUDO, POR FIM, FIZEMOS RODA DE CONVERSA PARA SOCIALIZAR AS FALAS E REFLEXÕES. PERCEBE-SE QUE OS ALUNOS ESTÃO INTERESSADOS EM USAR A TÉCNICA DE ESTUDO DE ORGANIZAÇÃO CRONOLÓGICA USANDO TAMBÉM OUTRAS TÉCNICAS. ASSIM, COMPREENDE-SE O PAPEL IMPORTANTE DO DOCENTE EM ESTIMULAR CADA VEZ MAIS O ALUNO PARA UMA APRENDIZAGEM CRÍTICA E REFLEXIVA, BUSCANDO DESENVOLVER NOVAS METODOLOGIAS QUE AJUDEM NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => "TÉCNICAS DE ESTUDO, PIBID, ESTUDO ORIENTADO, RELATO DE EXPERIÊNCIA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA104_ID8598_04112021170402.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA RAIANY BENTO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ANA RAIANY" "autor_email" => "ana.bento@aluno.uepb.edu." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 81462 "edicao_id" => 168 "trabalho_id" => 2834 "inscrito_id" => 8598 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA NA AULA DE ESTUDO ORIENTADO, COM ALUNOS DA 3º ANO DO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA PÚBLICA INTEGRAL DA PARAÍBA" "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO RELATAR A APLICAÇÃO DE UMA TÉCNICA DE ESTUDO NA AULA DE ESTUDO ORIENTADO, EM UMA ESCOLA ESTADUAL INTEGRAL DA PARAÍBA. APRENDER REQUER ESFORÇOS TÉCNICOS, COGNITIVOS E FÍSICOS, PERCEBE-SE A FALTA DE INTERESSE E A DESMOTIVAÇÃO DOS ESTUDANTES AO QUERER ESTUDAR. A PROPOSTA É DESENVOLVER UMA TÉCNICA DE ESTUDO QUE ORGANIZE SEUS ESTUDOS DE FORMA CRONOLÓGICA COM AJUDA DE OUTRAS TÉCNICAS AUXILIARES. A COMPREENSÃO DESSE TIPO DE PROPOSTA PODE AJUDAR OS ESTUDANTES EM SEU DESENVOLVIMENTO COGNITIVO, FACILITANDO A ORGANIZAÇÃO DE SEUS ESTUDOS E LEVANDO A COMPREENSÃO DA IMPORTÂNCIA DE ESTUDAR. A AULA FOI MINISTRADA POR VOLUNTÁRIOS DO PIBID EM UMA TURMA DE 3° ANO DO ENSINO MÉDIO. O PIBID TEM COMO OBJETIVO FORMAR PROFESSORES QUALIFICADOS PARA O ENSINO BÁSICO, INSERINDO O ALUNO DURANTE A GRADUAÇÃO, PARA ENTENDER O CONTEXTO ESCOLAR E SEUS DESAFIOS, APROXIMANDO A TEORIA DA PRÁTICA. A AULA FOI DIVIDIDA EM QUATRO MOMENTOS, INICIALMENTE PERGUNTAMOS PARA ELES O MOTIVO DE ESTUDAREM, LOGO EM SEGUIDA, MOSTRAMOS RAZÕES PARA ELES APRENDEREM, PROSSEGUINDO COM NOSSA METODOLOGIA EXPLICANDO A NECESSIDADE DE COLOCA EM PRÁTICA OS DIFERENTES TIPOS DE TÉCNICAS DE ESTUDO, POR FIM, FIZEMOS RODA DE CONVERSA PARA SOCIALIZAR AS FALAS E REFLEXÕES. PERCEBE-SE QUE OS ALUNOS ESTÃO INTERESSADOS EM USAR A TÉCNICA DE ESTUDO DE ORGANIZAÇÃO CRONOLÓGICA USANDO TAMBÉM OUTRAS TÉCNICAS. ASSIM, COMPREENDE-SE O PAPEL IMPORTANTE DO DOCENTE EM ESTIMULAR CADA VEZ MAIS O ALUNO PARA UMA APRENDIZAGEM CRÍTICA E REFLEXIVA, BUSCANDO DESENVOLVER NOVAS METODOLOGIAS QUE AJUDEM NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 04 - Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => "TÉCNICAS DE ESTUDO, PIBID, ESTUDO ORIENTADO, RELATO DE EXPERIÊNCIA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA104_ID8598_04112021170402.pdf" "created_at" => "2021-12-29 08:57:37" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANA RAIANY BENTO DA SILVA" "autor_nome_curto" => "ANA RAIANY" "autor_email" => "ana.bento@aluno.uepb.edu." "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA UEPB" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio" "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa" "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO" "edicao_ano" => 2021 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg" "data_publicacao" => "2022-01-17" "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }