ESTE TRABALHO PRETENDE APRESENTAR UMA LEITURA ANALÍTICO-INTERPRETATIVA DO POEMA TREM CHEGOU, TREM JÁ VAI, DE JOSÉ CARLOS ARAGÃO (2003), EXPLORANDO A TEMÁTICA DO TREM, BEM COMO OS RECURSOS POÉTICOS PRESENTES NA OBRA EM ESTUDO. OS QUESTIONAMENTOS QUE NORTEARAM A NOSSA PESQUISA FORAM: QUE ELEMENTOS DE COMPOSIÇÃO POÉTICA O AUTOR LANÇA MÃO PARA CONSTRUIR O SOM DO TREM? AO EXPLORAR A TEMÁTICA DO TREM, O AUTOR ENFATIZA MAIS O CARÁTER LÚDICO OU APENAS TRATA DO ASSUNTO DE FORMA PEDAGÓGICA? PARA RESPONDER A TAIS INDAGAÇÕES, TOMAMOS COMO BASE OS ESTUDOS DE AVERBUCK (1993), BORDINI (1991), CORTEZ E RODRIGUES (2009), NOVAIS (2013), ENTRE OUTROS. COM BASE NESTA ANÁLISE, INFERIMOS QUE O TEXTO DE ARAGÃO ALÉM DE ENFATIZAR O RITMO DO TREM DE MANEIRA BASTANTE LÚDICA E IMAGÉTICA, TAMBÉM CATIVA O LEITOR, INCITANDO-O, ASSIM, A INTERAGIR COM O OBJETO ESTÉTICO.