A EDUCAÇÃO DEVE IR ALÉM DOS CONTEÚDOS TRADICIONAIS, ESTIMULANDO OS JOVENS A PENSAREM DE FORMA CRÍTICA E REFLEXIVA, DE MANEIRA QUE OS ENSINAMENTOS POSSAM CONTRIBUIR PARA A MELHORIA DA QUALIDADE DE VIDA DO INDIVÍDUO E DA SOCIEDADE. O CONSUMO CONSCIENTE PODE INFLUENCIAR POSITIVAMENTE EM ASPECTOS SOCIAIS, AMBIENTAIS E POLÍTICOS. INDIVIDUALMENTE, QUANDO UMA PESSOA ADOTA ESSAS PRÁTICAS, CONSEGUE MANTER O EQUILÍBRIO FINANCEIRO, O QUE MINIMIZA TRANSTORNOS EM SEU COTIDIANO. COM ISSO, DENOTA-SE QUE UM BOM PLANEJAMENTO FINANCEIRO É CRUCIAL PARA PODER PROMOVER UMA MELHOR QUALIDADE DE VIDA. APESAR DA IMPORTÂNCIA DA MATEMÁTICA FINANCEIRA, ESSE TÓPICO NEM SEMPRE É TRABALHADO DE FORMA ADEQUADA. NESSE CONTEXTO, O PRESENTE ESTUDO TEM O OBJETIVO DE AUXILIAR OS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, POR MEIO DO DESENVOLVIMENTO DE UM PRODUTO EDUCACIONAL COMPOSTO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS ESPECÍFICAS. TRATA-SE DE UMA PESQUISA, DE ABORDAGEM QUALITATIVA, QUE SERÁ REALIZADA COM DOCENTES E ESTUDANTES DO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. O PRODUTO EDUCACIONAL, COMPOSTO POR SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS, SERÁ TRABALHADO PELOS PROFESSORES DA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA. SERÃO ABORDADOS ASSUNTOS COMO ORÇAMENTO FAMILIAR, DESPESAS, GASTOS, RECEITAS, BEM COMO TEMAS SOBRE CONSUMO CONSCIENTE E PLANEJAMENTO FUTURO. APÓS A UTILIZAÇÃO DO MATERIAL, SERÃO DISTRIBUÍDOS AOS PARTICIPANTES QUESTIONÁRIOS PARA A AVALIAÇÃO DO PRODUTO E VERIFICAÇÃO DO APROVEITAMENTO DOS ESTUDANTES.