A PRESENTE PESQUISA VEM DESTACAR A IMPORTÂNCIA DA LEITURA PARA OS ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL E A CONTRIBUIÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR NA FORMAÇÃO DO LEITOR CRÍTICO ATRAVÉS DAS PRÁTICAS DE LETRAMENTO. A PARTIR DISSO ESTIMULAR A LEITURA DE FORMA PRAZEROSA, FORMAR UM CIDADÃO CRÍTICO, CONHECEDOR DAS DIVERSIDADES CULTURAIS E CAPAZ DE CONSTRUIR O SEU CONHECIMENTO. DESSA FORMA O PRESENTE ESTUDO TEM COMO OBJETIVO PROPORCIONAR AOS ESTUDANTES DA ESCOLA PÚBLICA PRÁTICAS DE LETRAMENTO E APTIDÃO PELA LEITURA, PROMOVENDO A REFLEXÃO COLETIVA SOBRE OBRAS QUE FAVORECEM A FORMAÇÃO CRÍTICA. A PESQUISA SE DEU A PARTIR DE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA COM ABORDAGEM QUALITATIVA, APOIADA NO APORTE TEÓRICO SOARES (2004), SALOMON (2012), FRAGOSO (2004), SOLÉ (2006), KLEIMAN (2001) E FREIRE (2009), DENTRE OUTROS. A PARTIR DOS RESULTADOS DA PESQUISA EVIDENCIA-SE A FUNÇÃO DA BIBLIOTECA DENTRO DO ENSINO E APRENDIZAGEM COMO UM AMBIENTE ONDE SE PODE APLICAR A TEORIA APRENDIDA NAS AULAS, FACILITANDO A COMPREENSÃO DO CONTEÚDO E COMO INCENTIVADORA DO HÁBITO DA LEITURA USANDO A LUDICIDADE NA APLICAÇÃO DAS PESQUISAS FEITAS PELOS ALUNOS.