ESTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR NO AMBIENTE DA ESCOLA NACIONAL DE FORMAÇÃO DA CONFEDERAÇÃO NACIONAL DOS TRABALHADORES NA AGRICULTURA- ENFOC/CONTAG, AS CONTRIBUIÇÕES DA EDUCAÇÃO POPULAR NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DO PROCESSO EDUCATIVO DA ESCOLA. FOI OBSERVADO COMO ESSAS PRÁTICAS SÃO DESENVOLVIDAS NO CURSO DE FORMAÇÃO, COMO TAMBÉM, AS CONCEPÇÕES DA EDUCAÇÃO POPULAR. A PESQUISA É QUALITATIVA, O PROCEDIMENTO TÉCNICO UTILIZADO PARA A ANÁLISE DOS DADOS É O DA PESQUISA DOCUMENTAL. COMO BASE TEÓRICA UTILIZAMOS BRANDÃO (2014) E FREIRE(1967), AUTORES QUE TRATAM DA EDUCAÇÃO POPULAR COMO CONCEPÇÃO EDUCACIONAL, ASSIM COMO, SILVA(2004) E FURLANETTI (2011), ALÉM DAS PUBLICAÇÕES DA ESCOLA NACIONAL DE FORMAÇÃO DA CONFEDERAÇÃO NACIONAL DOS TRABALHADORES NA AGRICULTURA. CONCLUI-SE QUE AS PRÁTICAS SÃO DESENVOLVIDAS A PARTIR DAS REALIDADES DOS SUJEITOS E INTRÍNSECA NOS PROCESSOS FORMATIVOS, ONDE O DIÁLOGO É UM INSTRUMENTO ESSENCIAL NESSE PROCESSO, E OS PRINCÍPIOS DA EDUCAÇÃO POPULAR ESTÃO EM TODO O ITINERÁRIO DA FORMAÇÃO DOS EDUCADORES, ENVOLTOS NA METODOLOGIA, NUMA RELAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA.