O NOVO CEN?RIO DA EDUCA??O, O ENSINO REMOTO, EXP?S V?RIOS PROBLEMAS J? RECORRENTES E CRIOU NOVOS. A EXEMPLO DISSO, A FALTA DE INTERNET POR PARTES DE ALUNOS E PROFESSORES, PRINCIPALMENTE OS DE ESCOLAS CAMPESINAS, A NECESSIDADE FLEXIBILIZA??O E OS PROBLEMAS ATRELADOS A ELA, A UTILIZA??O DE TECNOLOGIAS PARA FACILITAR O ENSINO REMOTO, SENDO QUE AS MAIORIAS DOS PROFESSORES N?O ESTAVAM PREPARADOS E O AUMENTO DA CARGA HOR?RIA DOS DOCENTES. SENDO ASSIM, ESTE TRABALHO POR OBJETIVO UMA AN?LISE SE HOUVE UM AUMENTO DA CARGA HOR?RIA DOS PROFESSORES DE ESCOLAS RURAIS. PARA OBTER OS RESULTADOS DA PESQUISA FOI APLICADO UM QUESTION?RIO PARA OS PROFESSORES DE DUAS ESCOLAS DO CAMPO, QUE SE LOCALIZAM NA CIDADE DE FLORIANO, PIAU?, BRASIL. OS RESULTADOS OBTIDOS DESSA PESQUISA APONTARAM QUE HOUVE AUMENTO DA CARGA HOR?RIA E DE TRABALHO E ISSO DEVIDO A V?RIOS PROBLEMAS, COMO O MAIOR N?MERO DE ATIVIDADES PARA ELABORA??O E CORRE??O AL?M DE ATENDIMENTO AOS ALUNOS. NESTE SENTIDO ENTENDE-SE A NECESSIDADE E IMPORT?NCIA DA FLEXIBILIZA??O NESSE MOMENTO, APESAR DE A MESMA TER CONTRIBU?DO PARA ESSES AUMENTOS. ASSIM, A PESQUISA CORROBOROU PARA O ENTENDIMENTO QUE O ENSINO REMOTO ALTEROU E AUMENTO O TRABALHO PARA OS DOCENTES.