A SALA DE AULA PRECONIZA DISCUSS?ES SIGNIFICATIVAS ACERCA DA LINGUAGEM EMPREGADA NO MEIO SOCIAL QUE CONVIVEMOS E COMO DEVEMOS ADEQU?-LA A DIVERSAS SITUA??ES SOCIAIS. H? UMA NECESSIDADE CONSTANTE DE DIFERENTES FORMAS DE ENSINAR, DIALOGAR SOBRE OS FATOS QUE PERMEIAM O ENSINO DE LINGUAGEM, SABER OUVIR, FALAR E INTERAGIR EM SOCIEDADE ?, SOBRETUDO, UM DIREITO INTR?NSECO A CADA SUJEITO. ? PAPEL DA ESCOLA DESENVOLVER PERSPECTIVAS SOCIOINTERACIONISTAS QUE POSSAM ACOMODAR TODA A DIVERSIDADE E COMPREENDER OS DESAFIOS COMO PARTE DA ESTRUTURA E FORMA??O PROFISSIONAL QUE CONSTITUEM PILARES FUNDAMENTAIS E REFLEX?O PERMANENTE. ? FUNDAMENTAL APRESENTAR OS MAIS DIVERSOS TEXTOS AOS ALUNOS, UMA VEZ QUE A ESCOLA, MESMO QUE DE FORMA LENTA, N?O DEIXA DE SENTIR O EFEITO COERCIVO IMPOSTO PELA SOCIEDADE, POR?M FAZ-SE NECESS?RIO PREPAR?-LOS COM AS MAIS DIVERSAS OBRAS LITER?RIAS E G?NEROS PRESENTES NO COTIDIANO. VALE RESSALTAR QUE, AS NOSSAS ESCOLAS N?O EST?O PREPARADAS PARA VIVENCIAR E IMERGIR NA CULTURA DIGITAL DOS JOVENS. H? UM LONGO CAMINHO A SER PERCORRIDO QUE PARTE DO PRESSUPOSTO DA ORIENTA??O E FORMA??O DOS PROFESSORES EM MODIFICAR SUAS PR?TICAS PEDAG?GICAS. DESSA FORMA, UTILIZAR TEXTOS MULTIMODAIS E INSTRUMENTOS MULTISSEMI?TICOS PARA ELEVAR A QUALIDADE DO ENSINO DOS ALUNOS NO ENSINO FUNDAMENTAL NAS HABILIDADES DE LEITURA, ESCRITA E PRODU??O TEXTUAL DIGITAIS E N?O DIGITAIS ? UMA POSSIBILIDADE EXISTENCIAL E POSS?VEL DENTRO DA CONJUNTURA ESCOLAR ATUAL. O NOVO PARADIGMA DO PROFESSOR DE L?NGUA PORTUGUESA ? TRANSFORMAR O SEU DISCURSO SOBRE A IMPORT?NCIA DO MULTILETRAMENTO EM PR?TICA CONCRETA EM SALA DE AULA.