A MANEIRA COMO OS CONTEÚDOS SÃO MINISTRADOS EM SALA DE AULA PODE SOFRER INFLUÊNCIA DAS ESTRATÉGIAS DE DIDÁTICAS VIVENCIADAS AO LONGO DO NOSSO PROCESSO FORMATIVO. O PRESENTE TRABALHO TRAZ RESULTADOS PARCIAIS SOBRE QUAIS ESTRATÉGIAS SÃO UTILIZADAS POR DISCIPLINAS QUE ABORDAM AS "ALGAS" EM 30 INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR (IES) PÚBLICAS BRASILEIRAS, A PARTIR DA ANÁLISE DAS EMENTAS DE DESTAS DISCIPLINAS NOS PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSO E ALGUNS PLANOS DE ENSINO (QUANDO DISPONÍVEIS) DESTAS IES. VÁRIAS SÃO AS ESTRATÉGIAS UTILIZADAS, MUITAS VEZES EM CONJUNTO, PELOS PROFESSORES E IDEALIZADORES DESTAS DISCIPLINAS, COM A FINALIDADE DE ATINGIR OS OBJETIVOS ELENCADOS PARA O ENSINO DAQUELES CONTEÚDOS. DESTACAMOS O USO, EM VÁRIAS IES, DE ARTIGOS CIENTÍFICOS COMO ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS, POIS CONSIDERAMOS QUE OS MESMOS PODEM PROMOVER APRENDIZAGEM ATUALIZADA E INOVADORA AOS PROFESSORES EM FORMAÇÃO, EM ESPECIAL, NO CAMPO DA FICOLOGIA (ESTUDO DAS ALGAS), QUE É UMA ÁREA DE CONHECIMENTO MUITO DINÂMICA.