A PRESENTE PRODUÇÃO TEXTUAL TEM A FINALIDADE DE ANALISAR A CONTRIBUIÇÃO DA INCLUSÃO ESCOLAR PARA OS ALUNOS COM SÍNDROME DE ASPERGER NAS ESCOLAS REGULARES QUANTO AO PROCESSO DA ABORDAGEM CENTRADA. A PESQUISA UTILIZOU METODOLOGICAMENTE O PROCEDIMENTO TÉCNICO BIBLIOGRÁFICO DE CUNHO QUALITATIVO COM O PROPÓSITO DE DESENVOLVER A REVISÃO DE LITERATURA. O FUNDAMENTO TEÓRICO DISCORRIDO FOI COMPOSTA PELOS SEGUINTES OBJETIVOS ESPECÍFICOS: MONSTROU-SE O MÉRITO DA INCLUSÃO ESCOLAR DE ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS, ESCLARECEU-SE SOBRE A SÍNDROME E ASPERGER E SUAS CARACTERÍSTICAS E APONTOU-SE A ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM CENTRADA NO ALUNO NA INCLUSÃO DA CRIANÇA COM SÍNDROME DE ASPERGER. DE ACORDO COM OS RESULTADOS OBTIDOS, ENTENDE-SE QUE A INCLUSÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS COM ASPERGER EXIGE DA INSTITUIÇÃO ESCOLAR E DO PROFESSOR REFORMULAÇÃO DA POLÍTICA EDUCACIONAL DO PRIMEIRO E DÁ PRÁTICA PEDAGÓGICA DO SEGUNDO, POIS É PRECISO ULTRAPASSAR O CAMPO DO ASSISTENCIALISMO E AÇÕES PATERNALISTAS CRISTALIZADAS PELO ENSINO TRADICIONAL CONTEUDISTA. DESSA MANEIRA, A ABORDAGEM CENTRADA NO ALUNO REPRESENTA UMA ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA EFETIVA PARA AUXILIAR O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO, AFETIVO E SOCIAL DAS CRIANÇAS COM NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS, VISTO QUE, TRABALHA CONCEITOS DE CONGRUÊNCIA, CONSIDERAÇÃO POSITIVA INCONDICIONAL E TENDÊNCIA ATUALIZANTE NO SENTIDO DE FAVORECER A ADESÃO DAS CRIANÇAS COM ASPERGER NA ESCOLA.