NO BRASIL, O MOVIMENTO EM PROL DA DEMOCRATIZA??O DO ACESSO ? EDUCA??O ORIGINA-SE POR VOLTA DOS ANOS 90. A PARTIR DE ENT?O, A EDUCA??O PASSA A SER UMA PREOCUPA??O DAS AUTORIDADES E ESPECIALISTAS EDUCACIONAIS E UM DIREITO GARANTIDO A TODOS AQUELES QUE DELA NECESSITE. DE MODO IGUAL, ESSA PREOCUPA??O ESTENDE-SE AOS INDIV?DUOS PREOCUPADOS COM A INCLUS?O DO P?BLICO ALVO DA EDUCA??O ESPECIAL QUE DURANTE LONGOS PER?ODOS DA HIST?RIA TIVERAM ESSE DIREITO NEGLIGENCIADO. DIANTE DESSE RACIOC?NIO, ESTE ARTIGO TEVE COMO OBJETIVO INVESTIGAR COMO OCORRE A INCLUS?O DO ALUNO COM AUTISMO NA SALA DE AULA REGULAR A PARTIR DE UM ESTUDO DE CASO EM UMA ESCOLA P?BLICA ESTADUAL DE BALSAS/MA. PARA TANTO, PARTIU-SE DE UMA ABORDAGEM QUALITATIVA E DE UMA REVIS?O BIBLIOGR?FICA PARA A CONSTRU??O TE?RICA DO TRABALHO. PARA A CONSTRU??O DOS DADOS CONTOU-SE COM A OBSERVA??O N?O PARTICIPANTE E COM O USO DE UMA ENTREVISTA ABERTA APLICADA A DOIS PROFESSORES QUE MANT?M CONTATO DIRETO COM O ALUNO. DERAM SUSTENTA??O TE?RICA A ESTE TRABALHO ORR? (2003), MANTOAN (2009), SANTOS (2013), CUNHA (2013) DENTRE OUTROS. POR FIM, OS RESULTADOS APONTARAM QUE PARA QUE HAJA A INCLUS?O SE FAZ NECESS?RIO MUDAN?AS DE PARADIGMAS E RUPTURAS DE VELHOS PROCESSOS E CONCEITOS. AL?M DISSO, OS RESULTADOS MOSTRARAM QUE SE FAZEM NECESS?RIO ADAPTA??ES F?SICAS, CURRICULARES, METODOL?GICAS E PEDAG?GICAS EM RELA??O AO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DESSE ALUNO PARA QUE N?O SEJA COMPROMETIDA SUA FORMA??O EDUCACIONAL.