A PROPOSTA DO ARTIGO É REFLETIR A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, A MÚSICA É UM DOS PILARES PARA O APRENDIZADO DO ALUNO, E É VISTA DESDE OS PRIMEIROS ANOS ESCOLARES, O BENEFÍCIO QUE ELA TRÁS É RECONHECIDA POR MUITOS PESQUISADORES E TEM COMO ESPÉCIE DE MODALIDADE O DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS, ELA QUE PROMOVE UM ESTADO AGRADÁVEL E DE BEM ESTAR, FACILITANDO ASSIM A CONCENTRAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO QUANDO BEM TRABALHADA É CAPAZ DE FACILITAR O PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM, POIS ELA CHAMA A ATENÇÃO DAS CRIANÇAS, PROMOVENDO UM AMBIENTE AGRADÁVEL TRANQUILO É MUITO SATISFATÓRIO PARA O DISCENTE. O PAPEL DO PROFESSOR TAMBÉM É MUITO IMPORTANTE NESSE PROCESSO, POIS PARA ELES É PRECISO CRIAR ESTRATÉGIAS VOLTADAS PARA ESSA ÁREA, INSERINDO ASSIM A MÚSICA NO SEU PLANEJAMENTO, UM DOS PRINCIPAIS ASPECTOS QUE A MÚSICA VAI APRESENTAR PARA A APRENDIZAGEM É O ESTÍMULO AO USO DOS SENTIDOS INDEPENDENTEMENTE DO ESTILO E DOS INSTRUMENTOS UTILIZADOS, O USO DE DIFERENTES INSTRUMENTOS VAI PROMOVER HABILIDADES DESCONHECIDAS, E AUMENTAR A INTERAÇÃO COM O OBJETOS, O ESTUDANTE BEM TREINADO PARA OBSERVAÇÃO DE LETRAS,. A MÚSICA É UMA LINGUAGEM COMUM A TODOS OS SERES HUMANOS E ASSUME DIVERSOS PAPÉIS NA SOCIEDADE, COMO FUNÇÃO DE PRAZER ESTÉTICO, EXPRESSÃO MUSICAL, DIVERSÃO, SOCIALIZAÇÃO E COMUNICAÇÃO. NESSE SENTIDO, ENTENDEMOS QUE AS REFLEXÕES A SEREM APRESENTADAS NESTE ARTIGO, A PARTIR DE UM REFERENCIAL ESPECÍFICO, PODEM NOS AUXILIAR A COMPREENDERMOS MELHOR A RELAÇÃO CRIANÇA-MÚSICA-DESENVOLVIMENTO, RESSALTANDO QUE AS PARTICULARIDADES DE CADA GRUPO SOCIAL MERECEM SER INVESTIGADAS COM AFINCO, POR OUTROS AUTORES.