EM ÂMBITO GERAL, NÃO SE PODE ESCAPAR À REALIDADE DO PRESENTE SÉCULO XXI QUE ESTÁ TRAZENDO CONSIGO GRANDES DESAFIOS (PANDEMIA OCASIONADA PELA COVID-19, POR EXEMPLO) QUE FORÇAM A SOCIEDADE A BUSCAR NOVOS CAMINHOS INCLUSIVE QUANTO À EDUCAÇÃO. ESTE ARTIGO TRAZ UMA DISCUSSÃO TEÓRICA PARTINDO DA PESQUISA E OBSERVAÇÃO EMPÍRICA SOBRE UM TEMA ALTAMENTE PRESENTE NO CONTEXTO SOCIAL ATUAL: A EDUCAÇÃO MEDIADA PELA TECNOLOGIA. PARA COMPREENDER BEM O QUE SE VIVE NO MOMENTO É NECESSÁRIO UM OLHAR PARA O INÍCIO E O CONHECIMENTO DO CAMINHO TRILHADO ATÉ O DESPONTAR DA ALTA TECNOLOGIA APLICADA À EDUCAÇÃO MEDIANDO AS NOVAS FORMAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM. A FIM DE QUE O PROCESSO E O RESULTADO VENHAM A SER EXITOSOS, FAZ-SE NECESSÁRIO OBSERVAR, DENTRO DO NOVO MODELO, QUE TAMBÉM HÁ MUDANÇAS NAS FORMAS DE ATUAR DOS PROFESSORES E ALUNOS. NO ENTANTO, APESAR DE TODA ADVERSIDADE DO CONTEXTO ATUAL, OBSERVA-SE QUE HÁ RAZÕES PARA CRER QUE ALGO POSITIVO PODE RESULTAR EM MEIO A TODO ESSE CAOS E QUE GRANDES CONQUISTAS PODEM SER OBTIDAS NA PERSPECTIVA EDUCACIONAL INSERIDA NUMA CULTURA DIGITAL DESDE QUE OS PAPÉIS SOCIAIS NÃO SEJAM NEGLIGENCIADOS: SOCIEDADE QUE BUSCA GARANTIR SEUS DIREITOS, GOVERNO QUE INVESTE EM TECNOLOGIA PARA UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE E CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL, ALÉM DE PROFESSORES E ALUNOS MOTIVADOS BUSCANDO FAZER DO ENSINO-APRENDIZAGEM UMA REALIDADE AGRADÁVEL E PROMISSORA PARA TODOS.