LIMA, Tuane Gomes Silva De et al.. O ensino da leitura e suas estratégias. VII CONEDU - Conedu em Casa... Campina Grande: Realize Editora, 2021. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/80155>. Acesso em: 05/11/2024 09:04
A PRESENTE PESQUISA FOI DESENVOLVIDA POR MEIO DE MATERIAL BIBLIOGRÁFICO, E POR LEITURAS E PESQUISAS DE MATERIAIS PUBLICADOS EM LIVROS, ARTIGOS, DISSERTAÇÕES E TESES. O TRABALHO AQUI APRESENTADO TEM COMO OBJETIVO FAZER UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE “O ENSINO DA LEITURA E SUAS ESTRATÉGIAS”, BUSCANDO FAZER UMA REFLEXÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO DE LEITORES CRÍTICOS E REFLEXIVOS, NA SOCIEDADE ATUAL, E ASSIM COMPREENDER QUAL O REAL PAPEL DA ESCOLA NO DESENVOLVIMENTO DE SUJEITOS-LEITORES. O OBJETO DE CONHECIMENTO AQUI APRESENTADO DURANTE TODO O DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO É A LEITURA E A MANEIRA COMO ELA DEVE SER EXPLICITADA, JÁ QUE É DEFENDIDA A IDEIA DE QUE É IMPORTANTE QUE AS ESTRATÉGIAS DE LEITURA SEJAM ENSINADAS E ASSIM O LEITOR APRENDIZ POSSA SE TORNAR UM LEITOR COMPETENTE, AUTÔNOMO E CRÍTICO. PORÉM, É NECESSÁRIO QUE AS SITUAÇÕES SEJAM CONTEXTUALIZADAS PARA QUE O ENSINO ACONTEÇA DE FORMA SIGNIFICATIVA, E DESSA MANEIRA PARA QUE O ALUNO LEITOR RECONHEÇA A LEITURA COMO SENDO UMA ATIVIDADE SOCIAL PERMITINDO ASSIM A ATUAÇÃO DESSAS PRÁTICA EM SEU COTIDIANO E SUA INTERAÇÃO NO MUNDO LETRADO JÁ QUE A LEITURA É UMA PRÁTICA CAPAZ DE MUDAR O INDIVIDUO, SUAS RELAÇÕES EM SOCIEDADE E FAVORECER AS TRANSFORMAÇÕES COLETIVAS CRIANDO POSSIBILIDADES DE INTERAÇÃO DO INDIVIDUO COM O MUNDO. É PRECISO QUE ACONTEÇA UMA CONSCIENTIZAÇÃO DE TODA A SOCIEDADE COM RELAÇÃO À IMPORTÂNCIA DA ESCRITA E DA LEITURA, E DE UMA MUDANÇA NO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA PARA QUE POSSA HAVER UMA MAIOR CONCRETIZAÇÃO NO QUE DIZ RESPEITO À PROPOSTA SOCIAL DA ESCOLA.