Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ENSINO DA LEITURA E SUAS ESTRATÉGIAS

Palavra-chaves: LEITURA, ESCRITA, ESTRATÉGIA, INCENTIVO, APRENDIZAGEM Comunicação Oral (CO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 80155
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 901
    "inscrito_id" => 2470
    "titulo" => "O ENSINO DA LEITURA E SUAS ESTRATÉGIAS"
    "resumo" => """
      A PRESENTE PESQUISA FOI DESENVOLVIDA POR MEIO DE MATERIAL BIBLIOGRÁFICO, E POR LEITURAS E\r\n
      PESQUISAS DE MATERIAIS PUBLICADOS EM LIVROS, ARTIGOS, DISSERTAÇÕES E TESES. O TRABALHO AQUI\r\n
      APRESENTADO TEM COMO OBJETIVO FAZER UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE “O ENSINO DA LEITURA E SUAS\r\n
      ESTRATÉGIAS”, BUSCANDO FAZER UMA REFLEXÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO DE LEITORES CRÍTICOS E\r\n
      REFLEXIVOS, NA SOCIEDADE ATUAL, E ASSIM COMPREENDER QUAL O REAL PAPEL DA ESCOLA NO\r\n
      DESENVOLVIMENTO DE SUJEITOS-LEITORES. O OBJETO DE CONHECIMENTO AQUI APRESENTADO DURANTE TODO\r\n
      O DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO É A LEITURA E A MANEIRA COMO ELA DEVE SER EXPLICITADA, JÁ QUE É\r\n
      DEFENDIDA A IDEIA DE QUE É IMPORTANTE QUE AS ESTRATÉGIAS DE LEITURA SEJAM ENSINADAS E ASSIM O\r\n
      LEITOR APRENDIZ POSSA SE TORNAR UM LEITOR COMPETENTE, AUTÔNOMO E CRÍTICO. PORÉM, É NECESSÁRIO\r\n
      QUE AS SITUAÇÕES SEJAM CONTEXTUALIZADAS PARA QUE O ENSINO ACONTEÇA DE FORMA SIGNIFICATIVA, E\r\n
      DESSA MANEIRA PARA QUE O ALUNO LEITOR RECONHEÇA A LEITURA COMO SENDO UMA ATIVIDADE SOCIAL\r\n
      PERMITINDO ASSIM A ATUAÇÃO DESSAS PRÁTICA EM SEU COTIDIANO E SUA INTERAÇÃO NO MUNDO LETRADO JÁ\r\n
      QUE A LEITURA É UMA PRÁTICA CAPAZ DE MUDAR O INDIVIDUO, SUAS RELAÇÕES EM SOCIEDADE E FAVORECER\r\n
      AS TRANSFORMAÇÕES COLETIVAS CRIANDO POSSIBILIDADES DE INTERAÇÃO DO INDIVIDUO COM O MUNDO. É\r\n
      PRECISO QUE ACONTEÇA UMA CONSCIENTIZAÇÃO DE TODA A SOCIEDADE COM RELAÇÃO À IMPORTÂNCIA DA\r\n
      ESCRITA E DA LEITURA, E DE UMA MUDANÇA NO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA PARA QUE POSSA\r\n
      HAVER UMA MAIOR CONCRETIZAÇÃO NO QUE DIZ RESPEITO À PROPOSTA SOCIAL DA ESCOLA.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "LEITURA, ESCRITA, ESTRATÉGIA, INCENTIVO, APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA108_ID2470_29072021192752.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TUANE GOMES SILVA DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "TUANE GOMES"
    "autor_email" => "c.sinesio@hotmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO   FEDERAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 80155
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 901
    "inscrito_id" => 2470
    "titulo" => "O ENSINO DA LEITURA E SUAS ESTRATÉGIAS"
    "resumo" => """
      A PRESENTE PESQUISA FOI DESENVOLVIDA POR MEIO DE MATERIAL BIBLIOGRÁFICO, E POR LEITURAS E\r\n
      PESQUISAS DE MATERIAIS PUBLICADOS EM LIVROS, ARTIGOS, DISSERTAÇÕES E TESES. O TRABALHO AQUI\r\n
      APRESENTADO TEM COMO OBJETIVO FAZER UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE “O ENSINO DA LEITURA E SUAS\r\n
      ESTRATÉGIAS”, BUSCANDO FAZER UMA REFLEXÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO DE LEITORES CRÍTICOS E\r\n
      REFLEXIVOS, NA SOCIEDADE ATUAL, E ASSIM COMPREENDER QUAL O REAL PAPEL DA ESCOLA NO\r\n
      DESENVOLVIMENTO DE SUJEITOS-LEITORES. O OBJETO DE CONHECIMENTO AQUI APRESENTADO DURANTE TODO\r\n
      O DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO É A LEITURA E A MANEIRA COMO ELA DEVE SER EXPLICITADA, JÁ QUE É\r\n
      DEFENDIDA A IDEIA DE QUE É IMPORTANTE QUE AS ESTRATÉGIAS DE LEITURA SEJAM ENSINADAS E ASSIM O\r\n
      LEITOR APRENDIZ POSSA SE TORNAR UM LEITOR COMPETENTE, AUTÔNOMO E CRÍTICO. PORÉM, É NECESSÁRIO\r\n
      QUE AS SITUAÇÕES SEJAM CONTEXTUALIZADAS PARA QUE O ENSINO ACONTEÇA DE FORMA SIGNIFICATIVA, E\r\n
      DESSA MANEIRA PARA QUE O ALUNO LEITOR RECONHEÇA A LEITURA COMO SENDO UMA ATIVIDADE SOCIAL\r\n
      PERMITINDO ASSIM A ATUAÇÃO DESSAS PRÁTICA EM SEU COTIDIANO E SUA INTERAÇÃO NO MUNDO LETRADO JÁ\r\n
      QUE A LEITURA É UMA PRÁTICA CAPAZ DE MUDAR O INDIVIDUO, SUAS RELAÇÕES EM SOCIEDADE E FAVORECER\r\n
      AS TRANSFORMAÇÕES COLETIVAS CRIANDO POSSIBILIDADES DE INTERAÇÃO DO INDIVIDUO COM O MUNDO. É\r\n
      PRECISO QUE ACONTEÇA UMA CONSCIENTIZAÇÃO DE TODA A SOCIEDADE COM RELAÇÃO À IMPORTÂNCIA DA\r\n
      ESCRITA E DA LEITURA, E DE UMA MUDANÇA NO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA PARA QUE POSSA\r\n
      HAVER UMA MAIOR CONCRETIZAÇÃO NO QUE DIZ RESPEITO À PROPOSTA SOCIAL DA ESCOLA.
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "LEITURA, ESCRITA, ESTRATÉGIA, INCENTIVO, APRENDIZAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV150_MD1_SA108_ID2470_29072021192752.pdf"
    "created_at" => "2021-12-29 08:57:37"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "TUANE GOMES SILVA DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "TUANE GOMES"
    "autor_email" => "c.sinesio@hotmail.com"
    "autor_ies" => "INSTITUTO   FEDERAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

A PRESENTE PESQUISA FOI DESENVOLVIDA POR MEIO DE MATERIAL BIBLIOGRÁFICO, E POR LEITURAS E PESQUISAS DE MATERIAIS PUBLICADOS EM LIVROS, ARTIGOS, DISSERTAÇÕES E TESES. O TRABALHO AQUI APRESENTADO TEM COMO OBJETIVO FAZER UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE “O ENSINO DA LEITURA E SUAS ESTRATÉGIAS”, BUSCANDO FAZER UMA REFLEXÃO SOBRE A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO DE LEITORES CRÍTICOS E REFLEXIVOS, NA SOCIEDADE ATUAL, E ASSIM COMPREENDER QUAL O REAL PAPEL DA ESCOLA NO DESENVOLVIMENTO DE SUJEITOS-LEITORES. O OBJETO DE CONHECIMENTO AQUI APRESENTADO DURANTE TODO O DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO É A LEITURA E A MANEIRA COMO ELA DEVE SER EXPLICITADA, JÁ QUE É DEFENDIDA A IDEIA DE QUE É IMPORTANTE QUE AS ESTRATÉGIAS DE LEITURA SEJAM ENSINADAS E ASSIM O LEITOR APRENDIZ POSSA SE TORNAR UM LEITOR COMPETENTE, AUTÔNOMO E CRÍTICO. PORÉM, É NECESSÁRIO QUE AS SITUAÇÕES SEJAM CONTEXTUALIZADAS PARA QUE O ENSINO ACONTEÇA DE FORMA SIGNIFICATIVA, E DESSA MANEIRA PARA QUE O ALUNO LEITOR RECONHEÇA A LEITURA COMO SENDO UMA ATIVIDADE SOCIAL PERMITINDO ASSIM A ATUAÇÃO DESSAS PRÁTICA EM SEU COTIDIANO E SUA INTERAÇÃO NO MUNDO LETRADO JÁ QUE A LEITURA É UMA PRÁTICA CAPAZ DE MUDAR O INDIVIDUO, SUAS RELAÇÕES EM SOCIEDADE E FAVORECER AS TRANSFORMAÇÕES COLETIVAS CRIANDO POSSIBILIDADES DE INTERAÇÃO DO INDIVIDUO COM O MUNDO. É PRECISO QUE ACONTEÇA UMA CONSCIENTIZAÇÃO DE TODA A SOCIEDADE COM RELAÇÃO À IMPORTÂNCIA DA ESCRITA E DA LEITURA, E DE UMA MUDANÇA NO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO DA ESCOLA PARA QUE POSSA HAVER UMA MAIOR CONCRETIZAÇÃO NO QUE DIZ RESPEITO À PROPOSTA SOCIAL DA ESCOLA.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.