ESTE TRABALHO OBJETIVOU ENTENDER AS CONCEP??ES DOS ESTUDANTES SOBRE A UTILIZA??O DE JOGOS DE REGRAS NA EDUCA??O MATEM?TICA PARA A RECUPERA??O DA APRENDIZAGEM EM ESTUDANTES COM DIFICULDADES NO OITAVO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE UMA ESCOLA DO MUNIC?PIO DE FORTALEZA. PARA ISSO, PROGRAMOU-SE UMA PROPOSTA INTERVENTIVA COM A UTILIZA??O DE JOGOS DE REGRA, NA DISCIPLINA DE MATEM?TICA. COMO REFERENCIAL TE?RICO, A TEM?TICA DA CONSTRU??O DO RACIOC?NIO L?GICO-MATEM?TICO E JOGOS FORAM ABORDADOS NOS PRECEITOS DE PIAGET (1964) E BRUNER (1973, 1976) ? ONDE O DESENVOLVIMENTO ? RESULTANTE DA INTERA??O ATIVA DO SUJEITO SOBRE O OBJETO. UTILIZOU-SE COMO ESTRAT?GIA DE PESQUISA, FUNDAMENTADO NAS CONTRIBUI??ES DE CRESWELL (2007), UM ESTUDO DE CASO EXPLORAT?RIO, COM UMA ABORDAGEM QUALITATIVA NA AN?LISE DOS DADOS, COM O PROP?SITO CONHECER AS CONCEP??ES DOS ESTUDANTES E ASSIM FUNDAMENTAR UMA CORRETA UTILIZA??O DO JOGO NA RECUPERA??O DA APRENDIZAGEM. OS RESULTADOS INDICAM QUE, PARA O ESTUDANTE, O JOGO AGE COMO ELEMENTO MOTIVADOR, SOCIALIZADOR, AJUDA NA IDENTIFICA??O E CONTEXTUALIZA??O DO CONTE?DO MATEM?TICO, REDUZ AS CONSEQU?NCIAS DO ERRO E PROPORCIONA OPORTUNIDADES PARA A ELABORA??O DE ESTRAT?GIAS NA RESOLU??O DE PROBLEMAS. A AN?LISE DOS DADOS EVIDENCIOU QUE, PARA OS ESTUDANTES, O JOGO PROPORCIONA OPORTUNIDADES DE INCREMENTAR SUA APRENDIZAGEM MATEM?TICA E O SEU DESENVOLVIMENTO.