O OBJETIVO DESTE ARTIGO É APRESENTAR UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM PROJETO DE INTERVENÇÃO CUJO MÉTODO ADOTADO FOI O DE APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS OU PROBLEM-BASED LEARNING (PBL), COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO-APRENDIZAGEM DO COMPONENTE CURRICULAR AUTOMAÇÃO, VIVENCIADO NO IV MÓDULO DO CURSO TÉCNICO DE NÍVEL MÉDIO EM ELETROMECÂNICA, DA FORMA SUBSEQUENTE, DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA BAHIA - IFBA, CAMPUS PAULO AFONSO. A PESQUISA SE CLASSIFICA COMO ESTUDO EXPLORATÓRIO E DESCRITIVO, COM ABORDAGEM QUALITATIVA E, DE ACORDO COM OS PROCEDIMENTOS TÉCNICOS, UM ESTUDO DE CASO. COMO PRINCIPAIS RESULTADOS OBTIDOS, VALE DESTACAR QUE A PRÁTICA DA PBL PERMITE QUE AS AULAS DEIXEM DE SER MERAMENTE EXPOSITIVAS E COM FOCO NO PROFESSOR. A EXPERIÊNCIA PROPORCIONOU AO ESTUDANTE, ALÉM DO APRENDIZADO PROPOSTO NO PROJETO, UM MAIOR DESENVOLVIMENTO EM LÓGICA MATEMÁTICA E ABSTRAÇÃO DOS CONCEITOS TEÓRICOS E PRÁTICOS ENVOLVIDOS NESTE COMPONENTE.