ESTA PESQUISA TEM COMO OBJETO A AMPLIAÇÃO DE CONHECIMENTOS SOBRE A SALA DE AULA INVERTIDA COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO NO CONTEXTO HÍBRIDO. COM O ADVENTO DA PANDEMIA DA COVID-19, A UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS OCUPOU O ESPAÇO EDUCACIONAL E, POR CONSEGUINTE, A BUSCA POR METODOLOGIAS ATIVAS QUE ATENDAM ÀS NECESSIDADES DO ENSINO HÍBRIDO, PARA O QUAL AS ESCOLAS ESTÃO DIRECIONANDO SEUS PLANEJAMENTOS. NESSE ÍNTERIM, DESTACA-SE A SALA DE AULA INVERTIDA COMO MODELO DE ENSINO INOVADOR, COM PROPOSTAS QUE APONTAM PARA A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. ENTÃO, QUESTIONAMOS: DIANTE DE TANTAS TEORIAS QUE TÊM SE APRESENTADO SOBRE SALA DE AULA INVERTIDA, O QUE OS PROFESSORES PODEM PONTUAR SOBRE ESSA METODOLOGIA QUE A VALIDE COMO ALTERNATIVA VIÁVEL NO ENSINO HÍBRIDO? TEMOS COMO OBJETIVO GERAL: RELACIONAR INFORMAÇÕES SOBRE A SALA DE AULA INVERTIDA COMO METODOLOGIA SIGNIFICATIVA PARA A APRENDIZAGEM NO ENSINO HÍBRIDO. DE FORMA ESPECÍFICA, BUSCAMOS: APRESENTAR INFORMAÇÕES SOBRE O ENSINO HÍBRIDO E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA O NOVO CENÁRIO EDUCATIVO QUE SE DESENHA NO CONTEXTO DE PANDEMIA; DISCUTIR A INTERAÇÃO ENTRE ENSINO HÍBRIDO E AS METODOLOGIAS ATIVAS; E CARACTERIZAR A SALA DE AULA INVERTIDA E SUAS POSSIBILIDADES PARA PROMOVER APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. TRATA-SE DE UM ESTUDO QUALITATIVO, EXPLORATÓRIO E DESCRITIVO, PARA O QUAL UTILIZAMOS O PROCEDIMENTO DE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA. CONCLUÍMOS QUE A METODOLOGIA DA SALA DE AULA INVERTIDA CONTRIBUI PARA DESENVOLVER HABILIDADES COGNITIVAS E SOCIOEMOCIONAIS, ENTRE ELAS, A AUTONOMIA DO ALUNO, ALÉM DE POSSIBILITAR O APROVEITAMENTO DO TEMPO PEDAGÓGICO, O QUE PODE TRAZER UM GANHO SIGNIFICATIVO PARA A APRENDIZAGEM.