O RELATO DA PRÁTICA CONTEMPLA O PROCESSO ESTRUTURAL E PEDAGÓGICO DESENVOLVIDO PARA AMPLIAÇÃO DA JORNADA DOS ALUNOS, NO PERÍODO DE 2006 A 2012, COM A EDUCAÇÃO INTEGRAL NO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE SANTOS. AS DIFICULDADES DE ESPAÇOS PARA ATENDER AOS ALUNOS EM MAIS TEMPO E OPORTUNIDADES DE APRENDIZAGENS, PRÓPRIAS DE UM TERRITÓRIO INSULAR COM ALTA DENSIDADE DEMOGRÁFICA, FORAM SUPERADAS A PARTIR DO PROTAGONISMO LOCAL COM O ESTABELECIMENTO DE PARCERIAS NOS TERRITÓRIOS, CRIANDO-SE NÚCLEOS DE EXTENSÃO DAS ESCOLAS A PARTIR DA REGULAMENTAÇÃO EM LEI MUNICIPAL. A EDUCAÇÃO INTEGRAL OFERECE AOS ALUNOS FORMAÇÃO MAIS COMPLETA, CONTEMPLANDO TANTO OS CONHECIMENTOS HISTORICAMENTE ACUMULADOS QUANTO OS CONHECIMENTOS CONTEMPORÂNEOS, PROPORCIONANDO POSSIBILIDADES DE ENRIQUECIMENTO DE SEU UNIVERSO DE REFERÊNCIAS. A INCORPORAÇÃO DE OUTROS ESPAÇOS, ATORES E SABERES, AGREGARAM VALORES AO CURRÍCULO AMPLIANDO AS OPORTUNIDADES DE APRENDIZAGENS DOS ALUNOS. A FORMAÇÃO DOS EDUCADORES EM AÇÃO, POR MEIO DE UMA PROPOSTA DIALÓGICA E COLETIVA, TEVE IMPORTÂNCIA FUNDAMENTAL NO RUMO DAS AÇÕES CONSTANTEMENTE REFLETIDAS. O MONITORAMENTO DO PROGRAMA POR MEIO DE UMA MATRIZ UTILIZADA COMO FERRAMENTA DE GESTÃO, REALIZADO DE 2010 A 2012, TEVE A FINALIDADE DE AVALIAR E DEMONSTRAR COMO O “JORNADA AMPLIADA” CONTRIBUÍA PARA O DESENVOLVIMENTO DAS CRIANÇAS E ADOLESCENTES PARTICIPANTES.