Artigo VII CONEDU - Conedu em Casa

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

CONSTRUÇÃO FORMAL DOS NATURAIS E SUAS OPERAÇÕES E A IMPORTÂNCIA PARA O DESENVOLVIMENTO CONCEITUAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA

Palavra-chaves: NÚMEROS NATURAIS, DOCENTES, HISTÓRIA DOS NÚMEROS, , Comunicação Oral (CO) GT 13 - Educação Matemática
"2022-01-17" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 82410
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 1291
    "inscrito_id" => 6345
    "titulo" => "CONSTRUÇÃO FORMAL DOS NATURAIS E SUAS OPERAÇÕES E A IMPORTÂNCIA PARA O DESENVOLVIMENTO CONCEITUAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA"
    "resumo" => "NESTE TRABALHO OBJETIVAMOS ELUCIDAR ACERCA DA NECESSIDADE DA COMPREENS?O DA CONSTRU??O FORMAL DOS N?MEROS NATURAIS PARA A FORMA??O DO PROFESSOR. DIANTE DAS PR?TICAS DE ENSINO ? COMUM, COMO DOCENTE, SER QUESTIONADO SOBRE O PORQU? DE SE APRENDER DETERMINADO CONTE?DO, MUITAS VEZES, ALGUNS EDUCADORES REFUTAM ESTE QUESTIONAMENTO DE MODO QUE A RESPOSTA ? INSATISFAT?RIA PARA O DISCENTE. DESSARTE COMPREENDER O SURGIMENTO E A CONSTRU??O DO QUE SE EST? SENDO ENSINADO, AL?M DE OFERECER UM SIGNIFICADO REAL, PODE INSTIGAR O EDUCANDO A SER CR?TICO E REFLEXIVO DIANTE DAQUILO QUE ? POSTO PARA O MESMO. ? MEDIDA QUE O PROFESSOR MOSTRA DOM?NIO AL?M DAS T?CNICAS DE RESOLU??O, ESSE CONHECIMENTO ? REFLETIDO EM SUA PR?TICA DE ENSINO. POR MEIO DA REVIS?O BIBLIOGR?FICA, BUSCAMOS NOS TEXTOS DE EVES (1997), IFRAH (1997), IFRAH (1989), LARA (2013) MIGUEL E MIORIM (2008), MOREIRA E DAVID (2005) E PIRES (2013) O EMBASAMENTO PARA ANALISAR A IMPORT?NCIA DA CONSTRU??O FORMAL DOS NATURAIS E SUAS OPERA??ES PARA O DESENVOLVIMENTO CONCEITUAL DO PROFESSOR DE MATEM?TICA, ASSIM COMO O CONTEXTO HIST?RICO DO SURGIMENTO DOS N?MEROS NATURAIS E AS SUAS OPERA??ES, POR CONSEGUINTE FOI ESTABELECIDA UMA CONEX?O ENTRE O CONHECIMENTO PEDAG?GICO E O CONHECIMENTO DO CONTE?DO, SOBRETUDO NO QUE DIZ RESPEITO AOS N?MEROS NATURAIS E SUA CONSTRU??O. ANTE AO QUE FOI ESTUDADO, ? DE SUMA IMPORT?NCIA QUE O EDUCADOR ENTENDA A EPISTEMOLOGIA DE CADA CONTE?DO, PARA QUE POSSA FAZER A ?PONTE? DO SABER MATEM?TICO COM O SABER PEDAG?GICO E DID?TICO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "NÚMEROS NATURAIS, DOCENTES, HISTÓRIA DOS NÚMEROS, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV151_MD1_SA113_ID6954_19072021111744.pdf"
    "created_at" => "2022-01-17 16:16:02"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELTON DOUGLAS SILVA DE AQUINO"
    "autor_nome_curto" => "ELTON DOUGLAS"
    "autor_email" => "eltondouglas924@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 82410
    "edicao_id" => 168
    "trabalho_id" => 1291
    "inscrito_id" => 6345
    "titulo" => "CONSTRUÇÃO FORMAL DOS NATURAIS E SUAS OPERAÇÕES E A IMPORTÂNCIA PARA O DESENVOLVIMENTO CONCEITUAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA"
    "resumo" => "NESTE TRABALHO OBJETIVAMOS ELUCIDAR ACERCA DA NECESSIDADE DA COMPREENS?O DA CONSTRU??O FORMAL DOS N?MEROS NATURAIS PARA A FORMA??O DO PROFESSOR. DIANTE DAS PR?TICAS DE ENSINO ? COMUM, COMO DOCENTE, SER QUESTIONADO SOBRE O PORQU? DE SE APRENDER DETERMINADO CONTE?DO, MUITAS VEZES, ALGUNS EDUCADORES REFUTAM ESTE QUESTIONAMENTO DE MODO QUE A RESPOSTA ? INSATISFAT?RIA PARA O DISCENTE. DESSARTE COMPREENDER O SURGIMENTO E A CONSTRU??O DO QUE SE EST? SENDO ENSINADO, AL?M DE OFERECER UM SIGNIFICADO REAL, PODE INSTIGAR O EDUCANDO A SER CR?TICO E REFLEXIVO DIANTE DAQUILO QUE ? POSTO PARA O MESMO. ? MEDIDA QUE O PROFESSOR MOSTRA DOM?NIO AL?M DAS T?CNICAS DE RESOLU??O, ESSE CONHECIMENTO ? REFLETIDO EM SUA PR?TICA DE ENSINO. POR MEIO DA REVIS?O BIBLIOGR?FICA, BUSCAMOS NOS TEXTOS DE EVES (1997), IFRAH (1997), IFRAH (1989), LARA (2013) MIGUEL E MIORIM (2008), MOREIRA E DAVID (2005) E PIRES (2013) O EMBASAMENTO PARA ANALISAR A IMPORT?NCIA DA CONSTRU??O FORMAL DOS NATURAIS E SUAS OPERA??ES PARA O DESENVOLVIMENTO CONCEITUAL DO PROFESSOR DE MATEM?TICA, ASSIM COMO O CONTEXTO HIST?RICO DO SURGIMENTO DOS N?MEROS NATURAIS E AS SUAS OPERA??ES, POR CONSEGUINTE FOI ESTABELECIDA UMA CONEX?O ENTRE O CONHECIMENTO PEDAG?GICO E O CONHECIMENTO DO CONTE?DO, SOBRETUDO NO QUE DIZ RESPEITO AOS N?MEROS NATURAIS E SUA CONSTRU??O. ANTE AO QUE FOI ESTUDADO, ? DE SUMA IMPORT?NCIA QUE O EDUCADOR ENTENDA A EPISTEMOLOGIA DE CADA CONTE?DO, PARA QUE POSSA FAZER A ?PONTE? DO SABER MATEM?TICO COM O SABER PEDAG?GICO E DID?TICO."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 13 - Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "NÚMEROS NATURAIS, DOCENTES, HISTÓRIA DOS NÚMEROS, , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV151_MD1_SA113_ID6954_19072021111744.pdf"
    "created_at" => "2022-01-17 16:16:02"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELTON DOUGLAS SILVA DE AQUINO"
    "autor_nome_curto" => "ELTON DOUGLAS"
    "autor_email" => "eltondouglas924@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "vii-conedu---conedu-em-maceio"
    "edicao_nome" => "VII CONEDU - Conedu em Casa"
    "edicao_evento" => "VII CONGRESSO NACIONAL DE EDUCAÇÃO"
    "edicao_ano" => 2021
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2021"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "60fac8af16fdb_23072021104831.jpg"
    "data_publicacao" => "2022-01-17"
    "edicao_publicada_em" => "2021-06-18 08:22:55"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 17 de janeiro de 2022

Resumo

NESTE TRABALHO OBJETIVAMOS ELUCIDAR ACERCA DA NECESSIDADE DA COMPREENS?O DA CONSTRU??O FORMAL DOS N?MEROS NATURAIS PARA A FORMA??O DO PROFESSOR. DIANTE DAS PR?TICAS DE ENSINO ? COMUM, COMO DOCENTE, SER QUESTIONADO SOBRE O PORQU? DE SE APRENDER DETERMINADO CONTE?DO, MUITAS VEZES, ALGUNS EDUCADORES REFUTAM ESTE QUESTIONAMENTO DE MODO QUE A RESPOSTA ? INSATISFAT?RIA PARA O DISCENTE. DESSARTE COMPREENDER O SURGIMENTO E A CONSTRU??O DO QUE SE EST? SENDO ENSINADO, AL?M DE OFERECER UM SIGNIFICADO REAL, PODE INSTIGAR O EDUCANDO A SER CR?TICO E REFLEXIVO DIANTE DAQUILO QUE ? POSTO PARA O MESMO. ? MEDIDA QUE O PROFESSOR MOSTRA DOM?NIO AL?M DAS T?CNICAS DE RESOLU??O, ESSE CONHECIMENTO ? REFLETIDO EM SUA PR?TICA DE ENSINO. POR MEIO DA REVIS?O BIBLIOGR?FICA, BUSCAMOS NOS TEXTOS DE EVES (1997), IFRAH (1997), IFRAH (1989), LARA (2013) MIGUEL E MIORIM (2008), MOREIRA E DAVID (2005) E PIRES (2013) O EMBASAMENTO PARA ANALISAR A IMPORT?NCIA DA CONSTRU??O FORMAL DOS NATURAIS E SUAS OPERA??ES PARA O DESENVOLVIMENTO CONCEITUAL DO PROFESSOR DE MATEM?TICA, ASSIM COMO O CONTEXTO HIST?RICO DO SURGIMENTO DOS N?MEROS NATURAIS E AS SUAS OPERA??ES, POR CONSEGUINTE FOI ESTABELECIDA UMA CONEX?O ENTRE O CONHECIMENTO PEDAG?GICO E O CONHECIMENTO DO CONTE?DO, SOBRETUDO NO QUE DIZ RESPEITO AOS N?MEROS NATURAIS E SUA CONSTRU??O. ANTE AO QUE FOI ESTUDADO, ? DE SUMA IMPORT?NCIA QUE O EDUCADOR ENTENDA A EPISTEMOLOGIA DE CADA CONTE?DO, PARA QUE POSSA FAZER A ?PONTE? DO SABER MATEM?TICO COM O SABER PEDAG?GICO E DID?TICO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.