NESTE TRABALHO OBJETIVAMOS ELUCIDAR ACERCA DA NECESSIDADE DA COMPREENS?O DA CONSTRU??O FORMAL DOS N?MEROS NATURAIS PARA A FORMA??O DO PROFESSOR. DIANTE DAS PR?TICAS DE ENSINO ? COMUM, COMO DOCENTE, SER QUESTIONADO SOBRE O PORQU? DE SE APRENDER DETERMINADO CONTE?DO, MUITAS VEZES, ALGUNS EDUCADORES REFUTAM ESTE QUESTIONAMENTO DE MODO QUE A RESPOSTA ? INSATISFAT?RIA PARA O DISCENTE. DESSARTE COMPREENDER O SURGIMENTO E A CONSTRU??O DO QUE SE EST? SENDO ENSINADO, AL?M DE OFERECER UM SIGNIFICADO REAL, PODE INSTIGAR O EDUCANDO A SER CR?TICO E REFLEXIVO DIANTE DAQUILO QUE ? POSTO PARA O MESMO. ? MEDIDA QUE O PROFESSOR MOSTRA DOM?NIO AL?M DAS T?CNICAS DE RESOLU??O, ESSE CONHECIMENTO ? REFLETIDO EM SUA PR?TICA DE ENSINO. POR MEIO DA REVIS?O BIBLIOGR?FICA, BUSCAMOS NOS TEXTOS DE EVES (1997), IFRAH (1997), IFRAH (1989), LARA (2013) MIGUEL E MIORIM (2008), MOREIRA E DAVID (2005) E PIRES (2013) O EMBASAMENTO PARA ANALISAR A IMPORT?NCIA DA CONSTRU??O FORMAL DOS NATURAIS E SUAS OPERA??ES PARA O DESENVOLVIMENTO CONCEITUAL DO PROFESSOR DE MATEM?TICA, ASSIM COMO O CONTEXTO HIST?RICO DO SURGIMENTO DOS N?MEROS NATURAIS E AS SUAS OPERA??ES, POR CONSEGUINTE FOI ESTABELECIDA UMA CONEX?O ENTRE O CONHECIMENTO PEDAG?GICO E O CONHECIMENTO DO CONTE?DO, SOBRETUDO NO QUE DIZ RESPEITO AOS N?MEROS NATURAIS E SUA CONSTRU??O. ANTE AO QUE FOI ESTUDADO, ? DE SUMA IMPORT?NCIA QUE O EDUCADOR ENTENDA A EPISTEMOLOGIA DE CADA CONTE?DO, PARA QUE POSSA FAZER A ?PONTE? DO SABER MATEM?TICO COM O SABER PEDAG?GICO E DID?TICO.