DIANTE DO ATUAL CONTEXTO PÓS-PANDÊMICO OCASIONADO PELA COVID-19, HOUVE UMA NECESSIDADE DE RESSIGNIFICAR O MODO DE VIDA DA SOCIEDADE. NESSA PERSPECTIVA, A ESCOLA, COMO UM AMBIENTE PROPICIO A CONVIVÊNCIA TEVE QUE ADOTAR MEDIDAS DE SEGURANÇA E PREVENÇÃO PARA RETORNAR SUAS ATIVIDADES DE FORMA PRESENCIAL. CONSIDERANDO ESSE MOMENTO SINGULAR, DE ADVERSIDADES E POSSIBILIDADES, A EDUCAÇÃO TEVE QUE ADOTAR NOVAS METODOLOGIAS PARA ACOLHER ESSES EDUCANDOS DENTRO DE SUAS NECESSIDADES INDIVIDUAIS. ESTE TRABALHO OBJETIVA DISCUTIR UMA METODOLOGIA ATIVA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. FOI REALIZADA UMA PESQUISA QUALITATIVA, COM REVISÃO BIBLIOGRÁFICA, PARA ELUCIDAR OS CONCEITOS DE METODOLOGIAS ATIVAS, SALA DE AULA INVERTIDA E PERSONALIZAÇÃO DO ENSINO, VISANDO CONTRIBUIR PARA O PROTAGONISMO ESTUDANTIL. A PARTIR DAS DISCUSSÕES APRESENTADAS, CONCLUI-SE QUE A SALA DE AULA INVERTIDA OFERECE AOS ESTUDANTES UMA EDUCAÇÃO PERSONALIZADA, AJUSTADA SOB MEDIDA AS SUAS NECESSIDADES INDIVIDUAIS.